Uma startup é uma empresa como qualquer outra, porém possui um modelo de negócio escalável, tem base tecnológica e com projeções exponenciais de faturamento desproporcional a sua despesa.
Também é condicionada a um ambiente de incertezas onde seu fundador está suscetível a falhas ou pivotagem do negócio.
Podemos entender que uma Startup nada mais é que uma empresa em estágio inicial com uma proposta de negócio ainda em validação, isso é, a empresa desenvolveu um produto que ainda está sendo testado no mercado.
O que seria o produto estar sendo testado no mercado?
Vamos imaginar que os criadores do Instagram fizessem um protótipo do app e lançassem um modelo onde as pessoas pudessem tirar sua foto e fazer uma postagem.
Podemos dizer que quando o Instagram atinge um certo volume de usuário em sua base junto com a utilização diária do app pode ser que teremos chegados ao denominador que esse produto foi validado ou não.
Isso é claro, se a métrica de validação do app é fazer com que os usuários entrem para base de usuários e utilizem a solução. Então podemos dizer que o Instagram é um produto validado.
Métrica de validação neste caso é: novos usuários na base (se cadastraram no instagram) + Usuários ativos (fizeram alguma interação, post, comentário, curtida).
Para validação de produto no mercado você precisa saber qual a solução está resolvendo e qual a métrica que indica o sucesso que você está tendo com o que foi desenvolvido.
Esse processo de validação de produto se chama Product Market Fit, que é uma estratégia para construção de produtos e entender a aderência do mercado para essa solução que foi criada.
Product Market Fit
Para falarmos sobre o que é uma Startup precisamos mencionar a importância do Product Market fit no desenvolvimento de negócios de alto crescimento e risco.
Uma das características de uma startup é a validação do seu produto e se ele realmente atende a uma dor/problema do mercado.
Esse processo de produto em validação se chama product market fit e também é um dos “termômetros” que os investidores utilizam para fazer aportes de investimentos.
Uma startup que possui seu product market fit se torna uma empresa com potencial de crescimento ganha destaque e faz com que os investidores tenham maior certeza que aquela empresa tem potencial de retorno e crescimento.
Produto validado é produto que está vendendo.
O que é Pivotar uma Startup?
No basquete, a palavra é usada para o jogador que domina a bola, gira e escolhe outra direção ou tentar obter uma melhor oportunidade de jogada sem sair de sua posição.
Para o mundo dos negócios é a mesma situação. No processo de validação de product market fit pode-se entender que existem outras oportunidades para o tipo de produto que está sendo desenvolvido ou a melhor utilização da expertise do time que foi montado.
Pivotar uma startup não é um problema e também não é indicativo ruim de que o negócio não sabe em que mercado atuar.
A gestão do negócio pode entender que a pivotagem é a solução mais viável para um crescimento acelerado e atuação em um mercado talvez inexplorado pela concorrência.
Mais a frente colocarei algumas startups que fizeram pivot dos seus negócios e são grandes cases nos mercados que atuam.
Exemplo de Startups que deram muito certo
Para esse post vou selecionar algumas startups que são famosas e outras que não são tão destacadas, mas que possuem um ótimo produto ou serviço e possuem crescimento constante.
Nubank
Já sabemos que o roxinho é uma das startups mais hypadas desde sua criação e também um expoente que puxou pra cima o ecossistema de startups no Brasil.
Podemos dizer que o Nubank foi uma das startups que fez com que esse termo ganhasse relevância no cenário brasileiro e também com que grandes investidores olhassem para o Brasil com mais carinho em relação a aportes bilionários.
Alguns números que fazem do Nubank um dos principais cases de startup no Brasil:
- 35 milhões de clientes;
- Disponível no Brasil, México e Colômbia;
- US$ 5 bilhões em depósitos de clientes;
- US$ 800 milhões em receita em 2020;
- Valor contábil do empréstimo de US$ 175 milhões;
- Avaliação de US$ 25 bilhões;
Esses números podem estar defasados, pois o Nubank é uma verdadeira máquina para desenvolver novos produtos e adquirir mais clientes.
Stone é uma das primeiras startups de sucesso
Você pode não saber, mas a empresa mais conhecida por sua maquininha de cartão de crédito foi uma startup que é uma das maiores do Brasil e até hoje é responsável por impulsionar o mercado de inovação em meios de pagamentos no Brasil.
A empresa foi fundada no ano de 2012 pela dupla de empreendedores André Street e Eduardo Pontes, que hoje são respectivamente presidente e vice-presidente do conselho de Administração da empresa.
A grande revolução da Stone foi apresentar um modelo de negócio onde podia-se adquirir uma máquina com taxa mais em conta e o lojista dispensava o pagamento de um aluguel pela maquininha de cartão.
Parece uma revolução tão boba, mas são pequenas ações desse tipo que garante a disrupção de todo um mercado que era dominado pelos grandes bancos.
Evolução do preço justo e bom atendimento. Tão bobo e tão óbvio, mas que ninguém era capaz de fazer pelo consumidor.
Vamos alguns dados (Ano 2021) que mostram como a Stone é uma potência:
- Valor de mercado: +22 bilhões de dólares;
- Lucro: +342 milhões de reais;
- Faturamento: +1.5 bilhões de reais;
- Mais de 1 milhão de clientes;
- Portfólio com mais de 5 empresas.
NuvemShop uma revolução para o comércio eletrônico no Brasil
Hoje parece muito simples criar e integrar uma lojinha virtual nos grandes marketplaces, mas a uns 15 anos atrás era algo quase que impossível fazer com que isso acontecesse.
Se para fazer um ecommerce já teríamos que ter uma série de pessoas envolvidas para colocar nosso site no ar, seja uma agência, desenvolvedor, designer, cadastro de produto, marketing e mais um monte de outros envolvidos… imagina esse investimento para um pequeno lojista?
As plataformas de ecommerce que facilitam a criação de loja virtual junto com integração a grandes marketplaces é uma realidade no Brasil e um dos principais players desse mercado é a Nuvemshop.
São milhares de lojistas dentro da plataforma e possibilidade de entrada de mais outros com tamanha a facilidade de se abrir uma loja virtual com a NuvemShop.
Vamos ver alguns dados que fazem da NuvemShop uma Startup de alto impacto:
- Faturamento: R$ 2,3 bilhões
- Ticket médio: R$ 219,46
- Vendas por dispositivos móveis: 71,7%
- Faturamento na Black Friday 2021: R$ 84,6 milhões
- Canal de venda preferido: WhastApp
- Canal de atendimento mais oferecido: WhatsApp
- Rede social preferida: Instagram
Exemplos de Startups que pivotaram
Se você leu até aqui já deve ter compreendido que startup é uma empresa com modelo de negócio que está sendo colocado à prova em um ambiente de total risco suscetível a falha até a quebra.
Pivotar não é algo negativo para um negócio como também não significa que ele vai acertar a próxima tacada e o negócio vai acelerar de vez. Não. Não é assim.
No entanto, podemos dizer que é um novo começo para solução de um problema maior ou talvez mais específico que a startup ainda não estava se atentando em meio ao seu processo de estabelecimento.
Um estudo da VISA aponta que cerca de 77% das Startups já pivotaram seus negócios ao menos uma vez. Veja aqui no link o detalhe completo desse estudo.
Vamos destacar algumas Startups que pivotaram seus modelos de negócios e são grandes players no mercado brasileiro.
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