Planejamento SEO: 3 dicas fáceis para obter resultados

by joaogobira agosto 14, 2016

Eu gosto sempre de começar uma análise completa de SEO com análise do mercado e da SERP para realmente ver onde estaremos nos metendo e quais são as melhores estratégias que os concorrentes estão implementando em seus sites e lojas.

Não é necessário inventar a roda para fazer um site e e-commerce ter sucesso no posicionamento dos mecanismos de pesquisa.

Vamos a Guide que eu costumo seguir:

1 – Os concorrentes e a SERP – Quem está posicionado e Porque?

Fazer um levantamento dos players, suas estratégias de marketing e, mais importante, de SEO. Ninguém vai muito longe em SEO sem saber o que os concorrentes estão fazendo, pois é preciso fazer melhor do que eles.

  • Como é o trabalho com redes sociais do concorrente?
  • O concorrente tem Blog?
  • Como ele trabalha o conteúdo dentro do site?
  • Quais são as palavras-chave que ele aparece no Google
    – Use a Versão gratuita de Semrush – www.semrush.com.br  para ver quais são essas palavras posicionadas.
  • Quais os sites que apontam link para esse concorrente
    – Pode usar gratis a aHrefs – www.ahrefs.com
  • Quantas páginas esses concorrentes tem indexada no Google, como o comando: Site:www.concorrente.com.br
  • Para ver a qualidade da página use a Moz bar que você pode baixar a extensão no Google chrome.
    pesquisa-de-palavra-chave-620x316Você deve ficar atento e aos detalhes de PA e DA, sendo este um modelo de classificação da ferramenta Moz para mostrar a autoridade de uma página e site. Os valores próximos a 0 significa autoridade ruim e próximo a 100 muito bom.

    Sair dos valores de 1 à 20 é mais fácil do que sair de 20 para 30, pois são diversos fatores que ocorrem para que estas notas sejam alteradas que vai desde conteúdos de qualidade, quantidade e qualidade de links externos, trabalhos em redes sociais e mais alguns outros fatores.

2 – O Planejamento de Palavras-chave

Pesquisa de palavras-chave e planejamento em uma ferramenta como o Keyword Planner (KP) – http://conv.ly/kwplanner

Você pode dar uma olhada aqui neste post que eu fiz a um tempo atrás, mas que pode trazer muitos insigths relevantes a sua estratégia de SEO, Pesquisa de palavras-chave: 6 dicas.

A melhor maneira de fazer uma pesquisa de palavras-chave é dividir ela em 3 níveis para definição de objetivos.

1º – Palavra-chave genérica ou apenas uma palavra:

Geralmente são as que contém maior quantidade de buscas, sendo ideais para obtenção de trafego, nem sempre qualificado, mas que proporciona uma grande quantidades de pessoas em seu site. São palavras genéricas, como Pneu, Emagrecer, dieta, pulseiras, SEO ou palavras que tem apenas nomes de serviços e produtos não contendo nenhuma especificidade.

2º – Medium tail ou frases com 2 à 3 termos:

A palavra SEO tem 18 mil buscas mês, sendo este um termo muito complicado para se posicionar, então vamos trabalhar de maneira mais especifica para conseguir resultados mais satisfatórios.

Consultoria SEO, Otimização de sites, Otimização de sites – SEO, estes termos tem um número de buscas menor, porém estão sendo mais específicos com a capacidade de trazer um trafego qualificado para dentro do site. Trabalhar com estes termos pode trazer o resultado mais rápido.

3º Long tail ou frases especificas:

Otimização de sites SEO para blog, SEO para e-commerce esportivo, como otimizar meu site, estes são termos e frases mais especificas para um determinado tipo de serviço. Tem um número muito baixo de buscas no mês, porém alto indice de qualidade e poder de trazer trafego mais qualificado ao site.

3) Títulos, url’s amigáveis e Conteúdo:

Título de uma página é um dos elementos de grande relevância para o posicionamento nas páginas de pesquisas, sendo este responsável em mostrar aos usuários quais são os principais do seu site. Mas quais são os pontos que você deve levar em consideração para ter um bom resultado?

  • Use palavras-chave no título, de preferência, as que mais se alinham com os produtos e serviços que você oferece ou simplesmente com o assunto que você trata, como neste artigo que eu escrevi usei como palavra-chave principal – Planejamento SEO.
  • Procure não ultrapassar a quantidade de 67 caracteres para que a sua mensagem apareça completamento ao usuário.

URL amigável é um elemento importante, pois o que o Google lê é a url que você está disponibilizando para que o usuário acesse seu site/conteúdo. Muitos parâmetros na URL pode acarretar carregamento dinâmico de páginas e a demora faz com que tenha erro 500, pois o mecanismo desiste de ler a página do site pelo fato de acarretar uma demora nas leituras da mesma página com vários parâmetros.

Conteúdo é um dos elementos mais importantes para posicionamento de um site, e-commerce, portais e blog, pois é assim que você mostra aos usuários qual o assunto que você trata e quais são as dúvidas que você está respondendo para este usuário.

Veja nesse post 8 dicas de como fazer meu site aparecer no Google e assim você terá grande chances de obter resultados para o seu site e gerar leads e vendas.

  • Escreva conteúdos entre 600 à 800 palavras
  • Use palavras-chave numa quantidade que não estrague a leitura
  • Use imagens e links para conteúdos relacionados do próprio site

E depois dessas 3 dicas, o que fazer a mais?

Terminada a etapa de 3 dicas, você não fez SEO propriamente, mas arrumou o site num todo: agora a brincadeira começa a ficar mais séria. É uma boa hora para dedicar os esforços ao link building, veja nesse artigo 5 Dicas para Linkbuilding de resultados.

Com seu Keyword Planner, vá acompanhando os resultados e definindo as ações que devem ser tomadas nos próximos passos. Use muito o Analytics, pois será a sua arma mais eficiente. Confira nesse artigo como identificar objetivos, 5 estratégias de SEO para aplicar em seu site.

Tenha em mente que SEO é um ciclo de trabalho, em que você implementa, mede os resultados e define os próximos passos. OK?

Deixe o seu comentário, sua dúvida, sua dica e vamos compartilhar mais conhecimento de SEO e melhorar cada vez mais as técnicas e mecetes!

Social Shares
joaogobira

Analista SEO a mais de 3 anos, com experiência em elaboração de estratégias focada no crescimento de empresas digitais. Cursou Publicidade e propaganda, mas não terminou. Gosta de empreendedorismo e incentiva a todos a fazer isso na sua vida. Gosto tanto de SEO que faria de graça!

Related Articles

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *