Pesquisa de palavras chave: 6 dicas para alcançar o sucesso

by joaogobira Janeiro 10, 2016

Ter um negócio online de sucesso é uma coisa que todo mundo deseja e para isso é necessário entender o seu público, e acredite ele é mais simples do que você imagina.

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As palavras chave significa tudo o que as pessoas estão buscando e é através que disso podemos resolver um problema, dizer alguma coisa, ensinar alguém, vender um serviço ou produto e mais um monte coisas e oportunidades.

Antes de começar a ver o que as ferramentas estão dizendo ou colocar em prática tudo o que você sabe sobre seu negócio ou assunto, já se perguntou “O que minha mãe pesquisaria?” Pesquisa de palavras chave é algo complexo e simples, e nesse artigo vamos falar disso. Fique ligado!

Existem várias ferramentas para pesquisa de palavras chave, mas aqui não irei abordar quais são e nem como elas funcionam. No entanto vou falar das que eu uso e que me auxiliam bastante nas tarefas diárias, e sem dúvida me ajuda muito a trazer os resultados!

A otimização de sites é fazer com que o seu site (Blog, portal, loja virtual, site de serviços, etc..) fique bem posicionado nos primeiros lugares da página de busca do Google, sem ter que pagar links patrocinados ou os anúncios, como você preferir chamar.

Bom… Já é sabido que ficar nos primeiros resultados do Google pode gerar grandes oportunidades e negócios interessantes.

Não é à toa que na Consultoria Digital (Agência que eu trabalho), Otimização de sites é um dos nossos principais serviços, e sugiro que você dê uma olhada na página para ter mais detalhes. Garanto que vai ser bem agregador e você terá muito mais conhecimento sobre está área incrível!

Mas continuemos aqui com a pesquisa de palavras chave…

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Palavra-chave é o sucesso do seu negócio, pois toda estratégia de SEO vai depender desse elemento e você deve desempenhar tempo para encontrar o termo certo para os seus objetivos.

Se olharmos para o marketing de forma geral, podemos ver que a pesquisa de palavras chave é também uma maneira de estudar nosso público e ver as alterações pela demanda, inclusive mudar as nossas estratégias para entregar algo realmente mais relevante ao público.

Os objetivos são fundamentais para começar. No post que eu fiz de estratégias de SEO, anotei algumas coisas que você deve ter em mente quando começar a desenhar as suas estratégias e aqui replico uma parte fundamental que pode lhe mostrar uma direção:

  • Portais de notícias, Blogs e sites pessoais: Estes dependem de trafego, pois é assim que eles ganham dinheiro, quanto mais pessoas visitarem seus sites mais publicidades eles conseguem vender e assim matem o seu negócio.
  • Prestadores de Serviços: Para este o que vale a pena são as conversões, apenas estas métricas são relevantes. Um formulário de contato, uma ligação através do site ou um e-mail vale mais que um milhão de visitas. As palavras chave são trabalhadas pontualmente e totalmente ligada aos serviços prestados.
  • E-commerce: Se você tem um e-commerce o que vale a pena é a venda de algum produto. O trabalho com as palavras-chaves são muito mais focada nos termos que sejam mais especifico aos produtos, a chamada “Long tail”, aparentemente com o menor número de buscas, porém com maior chance de conversão.
  • Posicionamento: Quando o objetivo é Branding (posicionamento de marca, autoridade no assunto), onde você quer se tornar referência de algum determinado produto ou serviço, como por exemplo você é Podologo e quer se tornar referência para podologia Esportiva, logo todo o trabalho do site sera voltado para este fim.

Estrategias seo para pesquisas de palavras chave

Qual é o seu negócio? Qual o desejo? O que você deseja compartilhar na rede? Tenha isso em mente, é muito importante!

Como encontrar o termo correto para o meu negócio? Fique ligado que logo abaixo as dicas serão fundamentais para alcançar o sucesso!

Público Alvo – Você sabe qual é o seu?

Quando somos especialistas em uma determinada área, sempre ou na maioria das vezes estamos propensos a colocar alguns termos específicos e técnicos, pois já entendemos do assunto e esquecemos que as pessoas do outro lado nem sempre sabem sobre nosso serviço.

Minha mãe tem uma empresa de bolo na internet, então eu falei pra ela que ficar na primeira página de pesquisa do Google era uma oportunidade que iria ajudar ela a faturar mais com o seu negócio.

E como ela iria fazer isso? Como ela buscaria no Google? Iria procurar por otimização de sites? SEO? Serach engine optimization? Acho que não, pouco provável de isso acontecer.

A resposta dela foi: “Como conseguir deixar o meu negócio em primeiro lugar no Google?”

Se você for até o Google Keyword Planner e pesquisar por Otimização de sites vai aparecer um número de mais de 1.600 buscas para este termo. Porém, você já se perguntou se uma pessoa simples que tem uma loja online ou negócio, sabe o que significa isso? Bem provável que não.

Se eu tenho uma agência de marketing digital que trabalha com otimização de sites focada nas pequenas e médias empresas, tenho e devo que ter em mente que haverá clientes iguais a minha mãe.

Então falarei com este público na linguagem que ele usa ou que ele procura para solucionar este problema.

Irei trabalhar as possíveis palavras que estejam relacionadas a este tema fazendo um processo de evangelização até entenderem que ficar em primeiro lugar no Google é o mesmo de otimização de sites ou algo parecido com isso.

Evangelização: Disseminar uma ideia ou conceito.

Na ferramenta do Google não mostra que a pesquisa da minha mãe tem números de buscas (Como conseguir deixar o meu negócio em primeiro lugar no Google), mas podemos trabalhar os termos referentes a este que o próprio planejador de palavras-chave mostra:

– Como divulgar o seu site, como colocar o seu site no google, entre outros….

Montar a lista de palavras chave

Depois de definir seu público-alvo a pesquisa de palavras chave será muito mais simples do que você imagina. Seja criativo e pense sempre fora da caixa, e caso tenha uma equipe é muito sugestivo fazer um brainstorm.

Brainstorm: Chuva de ideias, colecione tudo o que a equipe falar e depois filtre as melhores opções.

E caso trave nas opções ou ideias, não se esqueça “O que minha mãe pesquisaria?” Claro, não meça pela sua mãe, mas as possibilidades que passariam na cabeça de um cliente para achar o seu conteúdo. Que palavras ele usaria para achar o seu site?

Também verifique quais os termos que o seu concorrente está usando e como ele está tratando estes elementos. Uma maneira bem interessante de você melhorar a qualidade para aquilo que deseja competir.

Depois que você tiver a sua lista em mãos é necessário garimpar as que são mais interessantes. Para isso use a ferramenta Keyword Planner:

Clique na primeira opção, depois insira a lista de termos que você criou para mostrar ideias amplas de frases e palavras relacionadas ao o que você pediu.

Vou usar o exemplo do meu Blog: Quando eu quis compartilhar o que eu sabia de SEO para quem deseja ter mais conhecimento sobre a área ou trocar mais ideias sobre o assunto, eu pesquisei termos que mais seriam interessantes relacionados a isso.

Eu adicionei o termo SEO no campo para obter ideias.

Perceba que este termo possui muita procura, porém é genérico e eu gostaria de ser mais direto a um assunto especifico e que me trouxesse resultados um pouco mais rápido.

Então trabalhei o termo mais especifico, coloquei “Estratégias de SEO”.

Uma quantidade de buscas bem menor, mas a estratégia é ir ganhando corpo até o site ser relevante para ranquear com termo “SEO” ou termos mais complexos com números mais elevados.

Com quantidades de buscas maiores e custo por clique mais elevado.

Montando uma lista com os demais resultados de pesquisa de palavras chave:

Uma boa métrica de qualidade para colocar em sua lista de palavras chave é custo por clique (CPC) e a concorrência deste termo, pois assim você consegue ter uma noção da oportunidade de conversão que ela oferece.

Se o investimento por clique é muito alto, logo é possível entender que as conversões por este termo são bem assertivas.

Conversão: Depende do seu objetivo, pode ser trafego, um formulário de contato, e-mail, venda de um produto, comentários e curtidas, entre outras coisas.

Saiba também, quanto mais uma palavra é buscada mais alto é o valor do seu clique, porque os anunciantes irão anunciar cada vez mais e por ser leilão o valor aumenta sempre.

Por isso o SEO é interessante, pois você consegue aparecer de graça apenas contando uma boa história do seu produto ou serviço.

Existem também a sazonalidade, como dia das mães, natal, dia dos namorados, entre outros. Para isso você deve se preparar sempre com antecedência, algo de uns 6 meses antes para entrar forte no jogo.

Outra maneira de ver mais termos que podem entrar na sua lista é através do final da página de pesquisa do Google:

Assim você consegue montar uma boa lista para obter sucesso com o seu negócio.

Acompanhe o progresso

Do que adiante montar uma lista enorme e não acompanhar o seu progresso? Através de algumas ferramentas você consegue ver para quais palavras chave você está ranqueando no Google.

Procure sempre colocar as palavras-chave no título e subtítulo do seu assunto, incluindo o termo no corpo do conteúdo e escreva sempre qualidade e não quantidade e busque abranger o máximo que você conseguir.

Eu gosto muito de uma ferramenta chamada Semalt.com para analisar os termos quais eu estou ranqueando e em que posição estou. Com ela é possível adicionar um projeto e os termos que serão os objetivos para cada.

O uso do Webmaster Tools (Google Analytics também) é fundamental para entender se estou obtendo conversão com os termos escolhidos e assim afunilar as minhas estratégias para atingir estas metas.

As buscas internas

Através do seu próprio site junto ao Analytics você consegue identificar quais as palavras que os usuários estão buscado em seu site (Naquele campo de pesquisa que tem no seu site) e assim aprimorar o seu conteúdo de acordo com o que eles mais querem saber dando destaque  aquilo que realmente é mais importante para ter mais conversão.

Ufa… É assim que eu elaboro os primeiros passos das estratégias de SEO e também como eu meço o desempenho dos meus clientes. Bem… Vem dando muito certo!

Ferramentas:

  • Google Adwords – KeywordPlanner
  • Final da página do Google
  • Ubersuggest – ele mostra os termos relacionados ao que você está procurando, igual ao que parece no final da página de pesquisa do Google, porém com mais opções.
  • Google Web Master Tools
  • Google Analytics

Você faz algo parecido ou então quer saber um pouco mais? Deixe seu comentário que eu te respondo a qualquer momento. Possivelmente na mesma hora!!!

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joaogobira

Analista SEO a mais de 3 anos, com experiência em elaboração de estratégias focada no crescimento de empresas digitais. Cursou Publicidade e propaganda, mas não terminou. Gosta de empreendedorismo e incentiva a todos a fazer isso na sua vida. Gosto tanto de SEO que faria de graça!

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