SEO na Prática

O que faz um especialista SEO? Veja como isso pode te ajudar

gobirajoao
Escrito por gobirajoao em 2 de março de 2020
O que faz um especialista SEO? Veja como isso pode te ajudar
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São mais de 100 milhões de brasileiros acessando a internet todos os dias no Brasil e boa parte faz pesquisa no Google. Incluindo eu e você.

Vamos falar de uma carreira que me levou de R$1.800 à R$9.100 num período de 3 anos e o que me garantiu aprender dezenas de outras habilidades em marketing.

Vamos falar de SEO….

Mas você sabe o que esse profissional faz?

O que come?

Onde vive…?

Vamos descobrir juntos um pouco mais do que se trata a vida de um especialista SEO… como ser um, ou simplesmente de saber o que esse ser humano faz no mercado da internet. No Google.

Caso você não saiba….

Hoje o Google é o maior mecanismos de pesquisa do mundo e no Brasil representa mais de 98% das pesquisas dos usuários.

Isso é: você pensou? 

Pesquisou no Google. 

Simples assim!

Para quem possui empresa ou projeto pessoal pode ter certeza que você está na lista de pesquisas do Google.

Isso mesmo, você está dentro daquela barra de pesquisa a listagem de links que vem logo após a lupa de pesquisa.

Se você faz conteúdo ou vende algo, seja serviço ou produto, estar presente nas pesquisas do Google é uma regra básica para aquisição de clientes.

Para isso acontecer existem duas maneiras:

Uma é paga e a outra ORGÂNICA (Gratuita).

Alguns portais especializados em SEO apontam que 60% dos cliques acontecem nos resultados orgânicos…

Em outras palavras: de 1.000 usuários que buscam por um determinado assunto ou produto, 600 podem ser seus potenciais clientes sem você pagar nada por ele.

Se 1.000 pessoas pesquisam por “liquidificador” , 600 pessoas vão para os links orgânicos.

Portanto, isso faz com que SEO seja uma estratégia interessante para fazer com que o seu negócio cresça na internet.

Essas 1.000 pessoas pesquisando por “liquidificador” são potenciais consumidores sem que você gaste um tostão com Google Adwords.

Segue o link para o portal – Link – para você acessar o estudo.

O mercado de SEO no Brasil

No Google Trends a pesquisa pela palavra-chave “SEO” vem com forte aumento de tendência só aumentando no decorrer do tempo. 

Estamos num momento aquecido para aquisição de tráfego orgânico, isso é, época ótima para ganhos.

O seu ganho!

O que é SEO

Search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing, entre muitos outros que existem por ai…

Mecanismos de busca e o que ele observa

  • Rankbrain
  • Atualizações de algoritmos
  • Tendências que estão acontecendo agora

5 Fatores de “Rankeamento”

O Google que é o maior buscador da internet, observa mais de 400 fatores todos os dias. Não existe uma regra clara do que realmente importa para estar posicionado nas primeiras posições.

Mas temos alguns princípios básicos que você deve implementar na sua página para conseguir estar nos resultados mais buscados.

Estes pontos básicos são:

  • Palavras-chave: você deve definir quais são as palavras que você quer ranquear e definir qual será a principal e quais serão as relacionadas.

    Tipo, SEO para E-commerce é a minha palavras principal e SEO para e-commerce de moda, Como aparecer no Google com a minha loja, SEO para e-commerce PET são os termos relacionados.
  • Links internos: o Robô dos mecanismos de pesquisa fazem uma analise de quais são as principais páginas através dos links internos do seu site. Os links internos são aqueles hyperlinks de uma página para outra – tipo esse aqui >> Tipos de links internos e porque aplicar isso para ter resultados orgânicos.
  • Títulos: um dos fatores de ranking primordiais de uma página é o título, pois é um dos pontos de identificação da página. Se você pretende aparecer para uma pesquisa de “como fazer bolo de fubá”, você precisa ter isso no título da página.
  • Url: um dos pontos de rastreio do robô do Google são as urls, e uma boa precisa conter a palavra-chave em sua extensão, tipo: meusite.com.br/como-fazer-bolo-de-fuba.
  • Conteúdo: o mais relevante de todos os pontos é esse. Você precisa escrever e dominar o assunto, contendo a palavra-chave que você quer aparecer para os usuários, ter um bom texto escrito que engaje a sua audiência, com tópicos, links internos, subtítulos relevantes e boas imagens com tag “alt” preenchida e uma descrição sobre a mesma.

Cursos de SEO para se tornar um especialista

Na internet tem muitos cursos de SEO, mas poucos vão lhe tornar um especialista de fato.

O que de fato vai lhe dar uma bagagem útil para uma carreira de sucesso e próspera em SEO é a prática.

Ferramentas mais comuns no dia a dia de um SEO

As ferramentas que você precisa dominar como um profissional de SEO, são:

  • Semrush;
  • Google Analytics;
  • Google Search Console;
  • Ahrefs

Conclusão

A melhor forma de encontrar um cliente é ser encontrado por ele e SEO é a técnica mais adequada para esse mantra, exigindo que grandes e pequenas empresas implementem essa técnica em suas estratégias.

Um fato que eu aprendi com a minha carreira nessa função, é que não se trata do que vendemos ou servimos, mas como podemos resolver um problema.

SEO é isso. Observar o que as pessoas pesquisam e responder a pergunta da melhor forma possível.

Com o crescimento da população de acesso a internet, temos uma demanda por profissionais de SEO que vai aumentar e exigir mais conhecimento para lidar com as constantes mudanças nos algoritmo de pesquisas.

Por isso fique mais ligado ainda aqui no Blog que eu passarei as atualizações e dicas.

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