O que é Marketing Digital? Aplique e tenha resultados hoje

by joaogobira outubro 08, 2016

Você realmente sabe o que é marketing digital? Será que este mundo online está distante do off-line? Duvido muito disso. E digo mais, Ninguém sai de casa sem o seu celular e, se sair, penso que se sinta pelado não é mesmo!

Em 2008 a população conectada em seus smartphones, desktops e tablets não eram mais de 50 milhões de brasileirinhos, logo em 2012 chegamos a mais de 85 milhões de conectados e, hoje em dia temos mais de 100 milhões dando tchau em seu Facebook antes de Ninar.

O mundo não está tão offline e existe uma oportunidade, acredite se quiser, são poucos que usam. Duvido muito que um jovem de 18 à 24 anos veja uma propaganda no horário nobre na televisão. Você acredita que ele é impactado pela mídia tradicional (Televisão, rádio, jornal, revista, etc)?

O marketing e publicidade tradicional não é mais eficiente como antes, precisamos diversificar nossos esforços e aplicar nos estudos de persona, mídia mais lucrativa, engajamento, retenção, ou seja, estudar mais um monte de outras opções que iremos ver neste artigo!

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Nesse artigo você vai ver alguns pontos, como:

  • Onde as pessoas estão conectadas;
  • Inbound Marketing atraindo e conquistando, mas não é marketing digital;
  • Tática – Mão na massa com as ferramentas certas;
  • Ferramentas para ajudar nas estratégias de posicionamento;
  • Marketing digital para B2B e B2C;
  • Benefícios do marketing digital

Onde as pessoas estão quase que o tempo todo?

Desde o marketing tradicional e a publicidade o motivo sempre foi a conexão com seu publico e hoje temos dezenas de pesquisas mostrando que as pessoas estão cada vez mais conectadas a internet.

Conhecer o público é o ponto chave para conquistar pessoas e a internet faz com que esse processo fique cada vez mais simples. Estamos numa era de Conectados e os dados nos ajudam a se aproximar das pessoas como marca ou como resolvedor de problemas.

Digite marketing digital – em outras palavras, qualquer forma de marketing que existe online.

Nas agências que trabalhei e em diversas empresas que trabalham com o marketing digital é falado muito sobre o inbound marketing como uma forma realmente eficaz de atrair, converter, fechar e encantar os clientes online.

Mesmo assim existe um grande volume de pessoas sem entender fazendo perguntas do que seria o marketing digital. Uma resposta fácil, mas de prática bem difícil tanto que podemos ver dezenas de agências de publicidade penando nas mídias tradicionais. Seria estes os dinossauros da comunicação? Eita!

“O Brasil integra o grupo de 79 países onde mais de 50% da população tem acesso à Internet. No país, 57,6% das pessoas estão conectadas. A forma de acesso, porém, apresenta variações. A cada 100 brasileiros, apenas 11,5 possuem uma assinatura de banda larga fixa. Quando avaliadas as assinaturas de banda larga móvel, esse valor sobe para 78,1. Ainda segundo o relatório da UIT, 48% dos domicílios no Brasil possuem conexão. Os números vão de encontro aos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2013 (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).”

As pessoas estão conectadas a internet, mesmo isso não contemplando 100% da população conectada temos uma parcela enorme consultando sua marca para definir se vai comprar ou não, se a sua loja é confiável ou se algum amigo indica aquele produto e até mesmo restaurante.

O Inbound Marketing

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Para especialistas que estão no comercio eletrônico ou atuando com o seu negócio de prestação de serviços no mercado online já algum tempo, diz que existem algumas diferenças que podem separar essas estratégias.

O que exatamente é Marketing Digital e Inbound marketing?

Marketing digital é um termo genérico para todos os seus esforços de marketing online. Canais digitais, empresas de alavancagem, como o Google, a mídia social Facebook, Twitter e outros, tais como e-mail marketing, sites/blogs para se conectar com seus clientes atuais ou de clientes com potencial futuro de negócio, isso é, aquelas pessoas que trazem dinheiro e pagam nossos serviços.

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias executadas em conjunto buscando a automatização de processos, como elaboração de conteúdos específicos de acordo com as personas/Publico alvo, captação de leads/contato, engajamento dos novos usuários, produtos para start de comunicação e segmentação de conteúdo.

Persona/Publico Alvo é muito importante para o processo ser efetivo e para ajudar na utilização de várias outras ferramentas visando a comunicação de marca/empresa com as pessoas, é dos principais alicerces das estratégias de inbound marketing.

A partir do seu próprio site temos ferramentas/canais de marca online -links patrocinados, e-mail marketing, mídias sociais, e mais diversas ferramentas de comunicação – há uma enorme gama de táticas e ferramentas que colaboram com o marketing digital para alavancagem do nosso negócio.

Não existe um segredo para você fazer com que o marketing digital seja eficiente, pois eu digo que diversos profissionais do marketing digital não tentam inventar a roda, mas usam a roda da maneira correta. Acredite, poucos fazem isso com eficiência.

 

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Aqui está um rápido resumo de algumas das ferramentas e táticas mais comuns:

Ferramentas que devem ser usadas:

  • Seu site
  • Postagens no blog
  • Ebooks
  • Infográficos
  • ferramentas interativas
  • canais de mídia social (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc.)
  • Assessoria de imprensa ao seu favor (PR, mídia social, e comentários)
  • Posts em portais e blogs do seu nicho e imagens ilustrativas de como funciona seu negócio
  • Ferramentas e imagem de Branding (logotipos, fontes, etc.)

Tática – Mão na massa com as ferramentas necessárias

Otimização de sites – SEO

O processo de otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa e fazer com que você tenha uma grande relevância aumentando assim a quantidade de tráfego orgânico (ou livre) que seu site recebe é de extrema importância quando falamos de alavancar o negócios aproveitando todos os recursos internos do nosso negócio. Você pode saber mais nesse post aqui do blog 5 estratégias de SEO para aplicar em seu site.

Marketing de conteúdo

A criação e promoção de ativos de conteúdo com a finalidade de consciência gerando marca, o crescimento do tráfego, geração de leads/contatos ou clientes. 

Inbound marketing

Imbound Marketing para alavancar negócios essa é uma estratégia que refere-se à  abordagem de funil “para atrair, converter, fechar e encantar os clientes usando o conteúdo online.

Imbound alavancando negócios

Social Media Marketing

A prática de promover sua marca e seu conteúdo em canais de mídia social para aumentar a notoriedade da marca, conduzir o tráfego e gerar leads/contatos para o seu negócio. ( Descubra 41 recursos para aprender como aproveitar marketing de mídia social aqui. )

O estudo de publico é muito importante para você fazer a aplicação das estratégias de social media marketing. Fazer testes em seu negócio também vai ajudar, você pode trabalhar alguns posts durante uma semana ou um mês e depois mensurar se o resultado foi realmente satisfatório.

Pay-Per-Click (PPC)

Um método de dirigir o tráfego para o seu site é pagando a publicidade do seu link, seja no Google, Facebook, Bing ou qualquer outra plataforma de publicidade. Um dos tipos mais comuns de Links patrocinados no Google .

Marketing afiliado

Um tipo de publicidade baseada em desempenho onde você recebe comissão para promover produtos ou serviços de outra pessoa em seu site.

Automação de Marketing

Automação de marketing refere-se a um software que existe com o objectivo de automatizar acções de marketing. Muitos departamentos de marketing usam para automatizar tarefas repetitivas, tais como e-mails, mídias sociais e outras ações do site.

Um bom exemplo dessa aplicação aqui no Brasil é o RD Station uma plataforma completa para marketing digital para quem deseja fazer trabalhos de automação em marketing. Execuções que vão de SEO até Redes Sociais e uma ajuda muito consistente em esteiras de e-mail.

E-mail Marketing

As empresas usam e-mail marketing como uma maneira de se comunicar com seu publico. E-mail é muitas vezes usado para promover conteúdo, descontos e eventos, bem como para direcionar as pessoas para o site de negócios.

Press Release (assessoria de imprensa):

Press Release é a prática que ganhou cobertura online com publicações digitais, blogs e outros sites baseados em conteúdo. É muito parecido com a assessoria de imprensa tradicional, mas no espaço online.

Para quem tem um negócio novo ou está lançando um produto é muito interessante estar usando esse tipo de ferramenta, além dela te ajudar em SEO.

Qual é a diferença entre marketing digital e Inbound Marketing?

 

tempo para estratégias de SEO funcionar

Na superfície, os dois parecem semelhantes: ambos ocorrem principalmente on-line e ambos se concentra na criação de conteúdo digital para as pessoas consumir. Então, qual é a diferença?

O termo de marketing digital se refere aos aspectos de táticas de captação de novos clientes, é um modelo mais agressivo em busca da venda de produtos e serviços para novos clientes.

Outbound Marketing é composto por táticas que visam colocar uma mensagem de marketing diretamente na frente de muitas pessoas no espaço online – independentemente de saber se é relevante ou simplesmente para conhecimento. Por exemplo, os banners chamativos que você vê no topo de muitos sites tentam empurrar um produto ou promoção para pessoas que não são necessariamente estão prontas para receber e comprar essa informação.

Se o marketing digital em suas táticas são mais agressivos na sua comunicação com os clientes o inbound procura conquistar e fidelizar seu publico alvo. Das táticas existentes em inbound o Blog é o mais barato e pode ser um dos que trazem maior quantidade em questão de retorno.

Vamos pensar no seguinte: é muito mais fácil falar de como funciona seu produto ou serviço digitando algumas palavras por semana e publicando um conteúdo interessante sobre o assunto especifico do seu produto do quer gastar rios de dinheiro com publicidade em massa.

Em última análise, Inbound Marketing é uma metodologia que utiliza ativos de marketing digital para atrair e converter publico em clientes da marca, produto ou serviço. Marketing digital, por outro lado, é simplesmente um termo genérico para descrever as táticas de marketing on-line de qualquer tipo, independentemente de se eles são considerados de entrada ou saída.

Faz Digital Work Marketing para todas as empresas? B2B e B2C?

Marketing digital pode ser trabalhado em qualquer empresa em qualquer setor, independentemente do que sua empresa vende. Como já foi dito, marketing digital ainda envolve construção de personas para identificar as necessidades do seu público, criação de conteúdo on-line valioso para atrair e converter.

No entanto, isso não quer dizer que todas as empresas devem implementar uma estratégia de marketing digital da mesma forma, isso é, cada um deve ser personalizado, cada um teve ter um modelo de aplicação para o seu negócio em especifico.

Para B2B

Se sua empresa é B2B, logo o foco dela é vender para outras empresas, não é? Seus esforços de marketing digital esta centrado em torno de geração de leads on-line, sendo o objetivo final captar alguém para falar com um vendedor.

Por essa razão, o papel de sua estratégia de marketing é atrair e converter com altos número de contato de qualidade levando para o seu pessoal de vendas pessoas com quase 80% de chances de fechar um negócio.

Além de seu site, você provavelmente vai optar por concentrar seus esforços em canais com foco em negócios como o LinkedIn, onde a maior procura é por negócios entre empresas e pessoas atrás de negócios.

Para B2C

Empresas de varejo como Dafit, netshoes, ou em geral, lojas online tem como objetivo trazer trafego, fazer branding, aparecer na tela do consumidor, encanta-lo e chamar este a fazer a compra certa dentro no seu site.

Por essa razão, você está propenso a se concentrar muito menos em ‘leads’ no sentido tradicional que é contato para um vendedor, sendo assim mais propenso a se concentrar em construir a jornada de um comprador acelerado, aquela pessoas que entrou no seu site para comprar um produto.

A partir desse momento de captação de leads é muito importante trabalhar no topo do funil, isso é, onde temos que colocar nossos esforços para atrair cada vez mais clientes. Para você ter maior conhecimento sobre atração de clientes, convido você a conhecer mais sobre a jornada do consumidor e como trabalhar com ela.

Para as empresas B2C, canais como  Instagram, Facebook e Pinterest serão de extrema utilidade e grandes aliadas a ajudar em vendas diárias e a estar mais próximo dos clientes.

Quais são os principais benefícios do Marketing Digital?

Diferentemente da maioria dos esforços de marketing off-line, marketing digital permite que os comerciantes poção ver resultados precisos em tempo real.

Se você já colocou um anúncio em um jornal, você vai saber como é difícil estimar quantas pessoas realmente virou a página e prestou atenção ao seu anúncio. Não há nenhuma maneira infalível de saber se esse anúncio foi responsável por todas as vendas do negócio.

Por outro lado, com o marketing digital, você pode medir o ROI de praticamente qualquer aspecto de seus esforços de marketing.

aqui estão alguns exemplos:

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Tráfego do site – SEO otimização de sites

Com marketing digital você pode ver o número exato de pessoas que leram página inicial do seu site em tempo real usando o Google Analytics. Você também pode ver quantas páginas eles visitaram, dispositivo que eles estavam usando, e de onde vieram , entre outros dados que pode gerar mais oportunidades de negócios.

Essa inteligência ajuda a priorizar os canais de comercialização para passar mais ou menos tempo praticando estratégias de vendas, isso tudo com base no número de pessoas que os canais estão dirigindo para o seu negócio.

Por exemplo, se apenas 10% do seu tráfego é proveniente de pesquisa orgânica, você sabe que provavelmente terá que passar algum tempo em SEO para aumentar esse percentual e assim gerar mais vendas.

Siga o seguinte conceito: se a ferramenta (no caso SEO) é gratuita e representa um número muito pequeno, coloque seus esforços nela para aumentar seu potencial. Se ela custa dinheiro e tem pouco potencial, faça outra tarefa.

Com marketing off-line, é muito difícil dizer como as pessoas estão interagindo com sua marca antes que eles tenham uma interação com um vendedor ou fazer uma compra. Com marketing digital, você pode identificar tendências e padrões de comportamento das pessoas antes que eles atinjam a fase final em sua jornada de comprador, ou seja, você pode tomar decisões mais concretas sobre como atraí-los para o seu site no topo do funil de marketing.

Desempenho conteúdo e geração de leads

Imagine que você criou um folheto do produto e mandou para as pessoas via correio – sendo o folheto uma forma de conteúdo, embora offline. O problema é que você não tem ideia de quantas pessoas abriram seu folheto ou quantas pessoas o jogou direto para o lixo.

Agora dentro do seu site você pode medir exatamente quantas pessoas viram a página, você pode coletar os dados de contatos das pessoas que preencheram estes formulários. Não só você pode medir quantas pessoas estão se engajando com o seu conteúdo, mas você também está gerando leads qualificados, mandar um e-mail e ver quantas pessoas abriram este e-mail, quantas clicaram, quantas entraram em contato e muito mais.

modelagem de atribuição

Uma estratégia de marketing digital eficaz combinada com as ferramentas e tecnologias certas permite rastrear todas as suas vendas de volta ao primeiro ponto de contato digitais de um cliente com o seu negócio.

Chamamos isso de modelagem de atribuição, e que lhe permite identificar através das pesquisas tendências na forma como as pessoas compram seus produtos, ajudando-o a tomar decisões mais informadas sobre as partes das suas estratégias de marketing que merecem mais atenção, e que partes do seu ciclo de vendas precisa ser refinado.

Ligar os pontos entre marketing e vendas é extremamente importante – de acordo com o Aberdeen Group, as empresas com fortes vendas e alinhamento de marketing atinge uma taxa de crescimento anual de 20%, em comparação com uma queda de 4% na receita para as empresas com mau alinhamento.

Se você pode melhorar o caminho do seu cliente através do ciclo de compra por meio de tecnologias digitais, então é provável que refletir positivamente estes métodos que você vem tomando na linha de planejamento do marketing é fundamental para o crescimento.

Que tipo de conteúdo que deve criar?

O tipo de conteúdo que você cria depende das necessidades do seu público em diferentes estágios da jornada do comprador. Você deve começar por criar públicos com potencial de compra do seu produto ou serviço para identificar quais os objetivos e desafios da sua audiência em relação ao seu negócio.

Em um nível básico, o seu conteúdo on-line deve ter como objetivo ajudá-los a alcançar essas metas e superar seus desafios.

Em seguida, você precisa pensar sobre quando eles estão mais propensos a estar pronto para consumir este conteúdo em relação ao qual estágio eles estão em em sua jornada de comprador. Chamamos isso de conteúdo mapeado.

Com o mapeamento de conteúdo, o objetivo é direcionar o conteúdo de acordo com:

  1. As características da pessoa que vai consumi-lo (Características do público alvo).
  2. Como fazer para essa pessoa fazer uma compra (ou seja, seu estágio do ciclo de vida).

Em termos de o formato do seu conteúdo, há um monte de coisas diferentes para tentar. Aqui estão algumas opções que você pode tentar aplicar em seus conteúdos:

Momento da consciência:

  • Posts Grandes para aumentar o seu tráfego orgânico quando emparelhado com um SEO forte e estratégia de palavra-chave .
  • Infográficos.  Muito compartilhável, o que significa que aumentar suas chances de ser encontrado através da mídia social quando os outros compartilhar seu conteúdo.(Confira estes modelos infográfico gratuitos para você começar.)
  • Vídeos de curta duração.  Mais uma vez, estes são muito compartilhável e pode ajudar a sua marca se encontrado por novos públicos, hospedando-os em plataformas como o YouTube .

Stage consideração

  • Ebooks.  Grande para a geração de leads como eles são geralmente mais abrangente do que um post de blog ou infográfico, o que significa que alguém é mais provável para a troca de suas informações de contato para o receber. ( Confira este guia para ajudar você a começar. )
  • Relatórios de pesquisa.  Mais uma vez, esta é uma peça de conteúdo de alto valor que é ótimo para geração de leads. Relatórios de pesquisa e novos dados para a sua indústria também pode funcionar para a fase de sensibilização, porém, como eles são muitas vezes captado pelos meios de comunicação ou da indústria de imprensa .
  • Webinars.  Como eles são uma forma mais detalhada e interativa de conteúdo de vídeo, webinars são um formato eficaz conteúdo estágio conta como eles oferecem um conteúdo mais abrangente do que um post ou vídeo curto.

Stage decisão

  • Os estudos de caso.  Tendo detalhados estudos de caso em seu site pode ser uma forma eficaz de conteúdo para aqueles que estão prontos para fazer uma decisão de compra, uma vez que ajuda a influenciar positivamente a sua decisão.
  • Depoimentos.  Se estudos de caso não são um bom ajuste para o seu negócio, tendo depoimentos curtos em torno de seu site é uma boa alternativa. Para as marcas B2C, pense de depoimentos um pouco mais livremente. Se você é uma marca de roupa, estes podem assumir a forma de fotos de como outras pessoas denominou uma camisa ou um vestido, puxou de uma hashtag marca onde as pessoas podem contribuir.

Quanto tempo vai demorar para ver os resultados?

Com marketing digital, que muitas vezes pode se sentir como você é capaz de ver resultados muito mais rápido do que você pode com o marketing off-line devido ao fato de que é mais fácil medir o ROI. No entanto, em última análise, depende inteiramente da escala e eficácia de sua estratégia de marketing digital.

Se você gastar tempo construindo personas comprador abrangentes para identificar as necessidades de seu público, e você se concentrar na criação de conteúdo on-line de qualidade para atrair e convertê-los, então é provável que você ver resultados fortes nos primeiros seis meses.

Se a publicidade paga é parte de sua estratégia digital, em seguida, os resultados vêm ainda mais rápido – mas é recomendado para se concentrar na construção de sua orgânico (ou “livre”) atingem o uso de conteúdo, SEO e mídias sociais para o longo prazo, o sucesso sustentável.

Preciso de um grande orçamento para Marketing Digital?

Como com qualquer coisa, ele realmente depende do que elementos de marketing digital que você está olhando para adicionar à sua estratégia.

Presumindo que você já tem um site, se você está se concentrando em técnicas de entrada, como SEO, Social Media, e criação de conteúdo, em seguida, a boa notícia é que você não precisa muito orçamento em tudo. Com o marketing de entrada, o foco principal é sobre a criação de conteúdo de alta qualidade que o público vai querer consumir, que a menos que você está planejando para terceirizar o trabalho, o único investimento que você precisa é o seu tempo.

Com técnicas de saída como a publicidade on-line e e-mail listas de compras, há, sem dúvida, alguma despesa. O que custa se resume a que tipo de visibilidade que você deseja receber como resultado da publicidade.

Por exemplo, t o implementar PPC usando o Google AdWords, você lance contra outras empresas em sua indústria para aparecer no topo dos resultados de pesquisa do Google por palavras-chave associadas com o seu negócio. Dependendo da competitividade da palavra-chave, isso pode ser razoavelmente acessível, ou extremamente caro, o que é por isso que é uma boa idéia para se concentrar construção de seu alcance orgânica também.

Onde é que Mobile Marketing entram na equação?

Outro componente-chave do marketing digital é o marketing móvel. Na verdade, o uso móvel como um todo responde por 60% do tempo gasto consumindo mídia digital , enquanto o consumo de mídia digital baseada em ambiente de trabalho torna-se os restantes 40%. Isso significa que é essencial para otimizar seus anúncios digitais, páginas web, imagens de mídia social e outros ativos digitais para dispositivos móveis. Se sua empresa tem um aplicativo móvel que permite aos usuários interagir com a sua marca ou loja de seus produtos, a sua aplicação cai sob o guarda-chuva marketing digital também.

Quem participa com a sua empresa on-line através de dispositivos móveis precisam ter a mesma experiência positiva como se estivessem em ambiente de trabalho. Isto significa que a implementação de um móvel-friendly ou design do site responsivo para tornar a navegação user-friendly para aqueles em dispositivos móveis. Também pode significar a redução do comprimento das suas formas de geração de leads para criar uma experiência livre de problemas para pessoas baixando o seu conteúdo on-the-go. Quanto a suas imagens de mídia social, é importante sempre ter um usuário móvel em mente ao criar-las como dimensões da imagem são menores em dispositivos móveis, o que significa que o texto pode ser cortado.

Há muitas maneiras que você pode otimizar seus recursos de marketing digital para usuários móveis, e quando implementar qualquer estratégia de marketing digital, é extremamente importante considerar como a experiência vai se traduzir em dispositivos móveis. Ao assegurar que este está sempre na frente da mente, você estará criando experiências digitais que trabalham para o seu público e, consequentemente, alcançar os resultados que você está esperando para.

Estou pronto para tentar Marketing Digital. O que agora?

Se você já está fazendo marketing digital, é provável que você está, pelo menos, chegar a alguns segmentos do seu público online. Sem dúvida, você pode pensar em algumas áreas de sua estratégia que poderia usar um pouco de melhoria, embora.

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joaogobira

Analista SEO a mais de 3 anos, com experiência em elaboração de estratégias focada no crescimento de empresas digitais. Cursou Publicidade e propaganda, mas não terminou. Gosta de empreendedorismo e incentiva a todos a fazer isso na sua vida. Gosto tanto de SEO que faria de graça!

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