Marketing Digital para iniciantes: Coisas que você deve saber!

by joaogobira Fevereiro 04, 2016

Fala pessoal, beleza? Hoje vou falar de uma coisa que eu estava pensando: “Como eu cheguei até aqui?” Aqui no marketing Digital, como eu comecei a trabalhar com isso e de certa forma me sustentar também.

O que conhecemos de marketing é tudo aquilo que podemos pensar de Produto/Serviços, preço, praça e promoção. Depois que tratado destes assuntos que está dentro de um ambiente interno de cada organização o foco no consumidor se faz necessário então criasse os 4C’s com foco em atender o consumidor. Uma contrapartida que deveria ser atendida para que o sucesso em lucro fosse obtido. Cliente satisfeito compra de novo!

Marketing não é apenas vendas e sim gerar valor ao produto. Podemos vender qualquer coisa, mas se não tiver qualidade naquilo que vendemos, iremos quebrar.

A internet trouxe para o consumidor o poder de entrar afundo em cada detalhe do que as empresas vendem, gerar experiências e e ver experiências de outras pessoas e assim tomar uma decisão se iremos adquirir aquele produto ou não.

oevlwq0

  • O que é o marketing:
    Produto, preço, praça e promoção – Tudo o que compõe nosso produto e como podemos melhorar cada detalhe para atingirmos nosso público como aquilo que desejamos vender.
  • E o consumidor:
    Vamos atender o consumidor e tratar ele melhor? Assim surgiu a necessidade de dos 4 C’s – Cliente, custo, conveniência e comunicação.
  • A internet:
    Vamos chamar de economia colaborativa, onde todos tem uma opinião sobre um determinado produto. Então gerar valor é a chave para conquistar o novo consumidor e isso fazemos oferecendo o que realmente importa. Conteúdo de qualidade.

O Marketing digital é tudo o que conhecemos do marketing tradicional aplicado ao ambiente digital e isso trouxe a oportunidade para todos os tipo de negócios, pois qualquer um é capaz de entregar qualidade e conteúdo aos e-consumidores.

São apenas 3 passos que você deve ter em mente para começar nessa área. Pelo menos comigo foi assim.

chega-de-muitas-ideias-para-estrategias-de-seo

Não sabia muito bem ao certo o que eu queria da vida e por momentos achei que seria da área comercial, atendimento, criação e muitas outras áreas da Publicidade ou até mesmo no âmbito industrial que também é algo muito interessante para dar inicio a uma carreira.

Creio que para chegar a este post você provavelmente procura encontrar conhecimento para seguir uma carreira, não é? Pois quero te ajudar a ter uma direção  e conquistar a sua independência. Vamos lá?

Eu comecei na área de vendas e aos poucos comecei a entender o que eu realmente queria para minha vida e o que era interessante, principalmente aquilo que me daria tesão em acordar cedo e pegar o trem, ônibus ou carro para estar no trabalho as 8h.

Ter o conhecimento da área de vendas é fundamental para entrar no mundo do marketing digital, pois entender como o consumidor pensa é muito importante e na maioria das vezes o vendedor tem esse filling sobre o consumidor. Todo estudo de técnicas que você fizer sobre consumidor será importante, mas a vivência prática é fundamental para ter sucesso!

Dica 1 Entendendo o Consumidor
Conhecer o consumidor, entender como ele pensa. Um aspecto muito mais humano do que técnico. Não precisa ir para área de vendas, mas conversar com pessoas diferentes e saber ouvir suas opiniões ajuda a montar seu acervo de entendimento da Psicologia do Consumidor, como ele consome, vive, pensa, deseja, etc.

Dica 2 Conhecimento Técnico

O marketing digital saiu da necessidade de atender o consumidor que está on-line, então ir para esse mundo é necessário dar o primeiro passo que está além de entender a psicologia do consumidor. Aqui é o momento que você precisa entender as ferramentas existentes, seja redes sociais, blog, e-commerce e dispositos mobiles.

Dica 3 Empreender

Mesmo que saiba bastante coisa e de tudo, é necessário que você busque se inovar em diversas áreas da sua vida, pois tudo muda. Não é abrir um negócio, mas buscar um novo conhecimento e buscar sempre pensar fora da caixa, esse é elemento fundamental.

Seguindo estes passos você vai conseguirá ter uma noção por onde começar, mas depois disso é necessário de foco e isso nem sempre você vai conseguir na faculdade, mas tente trazer tudo o que você aprende para o meio digital, pois pode ter certeza que da muito certo e é inovador.

A internet para os iniciantes digitais

Com a internet todos sabem de muita coisa e são experts de tudo, sendo assim, para se sobressair no mercado é uma tarefa complicada e por isso sugiro que não perca seu tempo procurando um emprego, FAÇA UM pra você!

Na Faculdade estamos passando por um processo de formação, porém algo tem que te incomodar, seja dinheiro, vontade de fazer algo, mudar de vida e ter o próprio dinheiro..

Quando estamos na faculdade temos a incrível mentalidade que somos criativos e vamos trabalhar em uma agência ou no marketing de uma grande empresa. Justo, devemos sonhar e acreditar, faz parte do nosso crescimento.

Mas a realidade não é bem assim, devemos tomar algumas atitudes onde é exigido sair da zona de conforto, parar de idealizar sonhos e começarmos a realizar os ideais tirando tudo da nossa gaveta e colocar em prática.

Eu comecei na área de E-commerce onde o marketing digital tem vital importância sobre seu funcionamento, ou seja, fazemos a loja on-line ganhar dinheiro e pagar o salário.

O marketing digital mudou a minha maneira de trabalhar, mudou a minha vida! Para entrar nessa área é necessário estudar bastante, analisar a realidade e saber aplicar os conhecimentos.

É um mundo completamente diferente com o que vivemos na faculdade, onde na maioria das vezes estudamos o passado. Quem nunca estudou Ford e Adam Smith? Pois é, isso já não se aplica mais nos dias de hoje.

Relacionamento e fidelização não se trata mais apenas de um bom produto, mas do valor que ele é capaz de gerar para as pessoas.

Um café de padaria é o mesmo do Starbucks, porém um é mais caro que o outro. Um gera experiência e o outro apenas vende um produto e isso faz com que o preço seja mais alto e você paga!

Social Shares
joaogobira

Analista SEO a mais de 3 anos, com experiência em elaboração de estratégias focada no crescimento de empresas digitais. Cursou Publicidade e propaganda, mas não terminou. Gosta de empreendedorismo e incentiva a todos a fazer isso na sua vida. Gosto tanto de SEO que faria de graça!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *