Linkagem interna: Potencializando o posicionamento das páginas

by joaogobira dezembro 13, 2016

Todos que trabalham com Otimização de Sites ou tem uma pequena noção de SEO sabe que Linkbuilding é uma estratégia muito eficiente para posicionamento nos primeiros resultados de busca, certo? Claro que sim. Nada melhor que uma boa indicação para se conquistar clientes e, linkbuilding se trata disso.

Falando em linkbuilding, confira esse post aqui: 5 Dicas para adquirir Link Building

Backlinks para criar autoridade

Outra estratégia muito eficiente em SEO são os links internos que eu vou mostrar como funciona, também algumas aplicações que você pode usar na sua loja online, seu site e no seu blog.

A estrutura de linkagem interna do nosso site deve ser focada em alguns elementos, como:

Usuários: passar as informações aos usuários é o maior objetivo, como também fazer com que ele conheça mais artigos, mais conteúdos ou produtos que você possui no seu site ou loja. Os links dentro de uma página serve como guia para o usuário encontrar mais informações e também para a montagem do seu funil, fazendo com que ele chegue a um destino de compra, por exemplo.

Para o Google (ou qualquer outro mecanismos de pesquisa): Cada página do seu site possui uma relevância e quando uma página aponta link para a outra o robô do Google entende que essa é relevante/importante na complementação daquele assunto.

Um site que aponta vários links para uma página, essa possui uma grande relevância dentro do domínio, como por exemplo: a página Home é a mais relevante de um site, pois todas as páginas apontam link para ela. Veja na imagem abaixo um exemplo:

linkagem interna para posicionamento no google

Essa imagem é da ResultadosDigitais.com.br

Não queria que este post fosse algo técnico, mas a intenção é você entender a lógica da aplicação dessa estratégia de linkagem interna e os efeitos que elas vão proporcionar ao seu negócio, seja ele um blog, site de empresa ou principalmente um e-commerce.

O termo linkado (texto Ancora) tem maior importância:

Sabe aquele famoso “Clique aqui” que possui um link para uma página de destino? Ele é uma maneira de distribuição de link, porém não é a melhor, nem mais adequada.

A palavra ancora dos links tem uma relevância para o mecanismo de pesquisa, pois ele vai entender que uma determinada página é importante para aquele termo.

Eu e um amigo desenvolvemos uma ferramenta para identificar a quantidade de termos linkados para outras páginas, assim buscando potencializar a tranferência de autoridade que uma tem para outra, caso você queira dar uma olhada na ferramenta de linkagem interna da uma olhada no link.

Queriamos posicionar a loja para termos relacionados a “produtos ortopédicos” e “meias de compressão” então abordei as estratégias básicas para o início do projeto, como:

  • Linkagem interna
  • Conteúdos de categorias
  • Linkbuinding
  • Páginas especificas para os termos

Alguns resultados da ferramentas SemRush:

Observe nas imagens que a quantidade de termos linkados são relevantes para o posicionamento do site no que estamos focando para aparecer nos resultados de pesquisa.

Linkagem através da estrutura do site:

Toda vez que você entra no site os elementos como banner, sidebar, menu, categorias de produtos na home e qualquer elemento clicável faz parte da estrutura de linkagem interna e você deve estar atento para criar o funil de conversão a partir desse momento.

Menu de categorias Sidebar do blog ou site: : os menus de qualquer site são elementos de linkagem interna e também são relevantes para transferir autoridade para uma determinada página.

Cada palavrinha presente nos botões de menu representão um grau de relevância para os mecanismos de pesquisa, você pode conferir nesse post do Search Engineland sobre linkagem interna.

Rodapé do site, blog ou loja:

Adicionar links no rodapé de um e-commerce é muito eficiente e pode ajudar a trazer resultados bem significativos.

Imagine todas as páginas da sua loja indicando com um termo linkado dizendo ao Google que aquela página é relevante para uma palavras-chave especifica? Sim, isso vai contribui para o posicionamento do seu site.

Exemplo da aplicação:

Vitrine de categorias: as vitrines de categorias são também muito importante para conseguir linkar bastante termos da nossa estratégia e transmitir mais relevância para demais páginas do nosso site.

Essa é página do meu blog e cada título dessas páginas são links para outros posts que contém os termos que eu pretendo posicionar.

Quando você entra nas lojas Americanas e vai rolando a página é fácil identificar a categorização dentro da página. Você pode ver nas imagens “produtos em destaque” e “os mais vendidos”, contém diversos produtos e isso ajuda a ter mais termos linkados e consequentemente mais páginas relevantes.

Linkagem interna no corpo do site: muito bom para quem possui lojas-online, além de trazer resultados bem significativos é muito simples de aplicar, quase todas as plataformas de e-commerce tem essa opção e muitos ainda não fazem.

conteúdo de categoria

Página de Produtos da Dafiti

Linkagem interna no conteúdo: na imagem acima você pode ver algumas marcações onde contém links para outras páginas, perceba também que os links estão em termos específicos para posicionamento do site. O Google também leva em consideração essas aplicações.

Linkagem interna nos posts relacionados e produtos relacionados: não preciso nem de demostração para falar desse tipo de aplicação, mas os posts relacionados e produtos relacionados e cruzados são fundamentais para Linkagem interna.

Breadcrumb: muito eficiente para criar a likagem interna, podemos também chamar de caminhos de migalhas, pois em cada página fica um link apontando para a página anterior e assim construindo uma distribuição de links internos com uma perfeita harmonia gerando relevância em cada página, informando ao usuário qual é a página anterior e ajudando na distribuição dos links.

Exemplo de Breadcrumb acima é da Dafiti e tem uma aplicação muito simples para qualquer negócio.

Para quem utiliza WordPress, aconselho o plug-in By Yoast SEO.

Conclusão

A aplicação da estratégia de linkagem interna é muito simples de ser aplicada e poucas pessoas estão aplicado isso na sua loja, site de serviços ou seus Blogs.

Se todos os seus trabalhos poderem começar com a aplicação de linkagem interna, você terá um grande desempenho no posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

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joaogobira

Analista SEO a mais de 3 anos, com experiência em elaboração de estratégias focada no crescimento de empresas digitais. Cursou Publicidade e propaganda, mas não terminou. Gosta de empreendedorismo e incentiva a todos a fazer isso na sua vida. Gosto tanto de SEO que faria de graça!

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