Inbound Marketing para alavancar negócios

by joaogobira dezembro 01, 2016

Para especialistas que estão no comercio eletrônico ou atuando com o seu negócio de prestação de serviços no mercado online já algum tempo, diz que existem algumas diferenças que podem separar as estratégias de Inbound Marketing e Marketing Digital.

O que exatamente é Marketing Digital?

Marketing digital é um termo genérico para todos os seus esforços de marketing online. Canais digitais, empresas de alavancagem, como o Google, a mídia social Facebook, Twitter e outros, tais como e-mail marketing, sites/blogs para se conectar com seus clientes atuais ou de clientes com potencial futuro de negócio, isso é, aquelas pessoas que trazem dinheiro e pagam nossos serviços.

E o Inbound marketing?

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias executadas buscando a automatização de processos, como elaboração de conteúdos específicos de acordo com as personas/Publico alvo, captação de leads/contato, engajamento para novos usuários, produtos para start (e-book, infográfico, podcast ou qualquer outro link clicável, como vídeo) de comunicação e segmentação de conteúdo.

Persona/Publico Alvo é muito importante para o processo ser efetivo e para ajudar na utilização de várias outras ferramentas visando a comunicação da marca/empresa com as pessoas, sendo este um dos principais alicerces das estratégias de inbound marketing.

A partir do seu próprio site temos ferramentas ou canais para expandir a sua marca, como os links patrocinados, e-mail marketing, mídias sociais, podcasts para gerar conteúdo de interação, YouTube e muitos outros – há uma enorme gama de táticas e ferramentas que colaboram com o marketing digital para alavancagem do nosso negócio.

Não existe um segredo para você fazer com que o marketing digital seja eficiente, pois eu digo que diversos profissionais do marketing digital não tentam inventar a roda, mas usam a roda da maneira correta. E… acredite, poucos fazem isso com eficiência.

Os 4 Princípios do Inbound Marketing

inbound-marketing

Essa imagem acima pode ser encontrado em diversos sites e blogs que tratam deste assunto no marketing digital e, sem dúvida alguma ela relata muito bem os passos do Inbound para empresas e quais os elementos que devem ser implementados.

Atrair/Aquisição:

crescimento-de-3-meses

Essa é uma estratégia de aquisição de tráfego que envolve SEO-otimização de sites como principal elemento de crescimento da loja online. A imagem representa o crescimento de setembro até novembro de 2016 onde saltamos de 3.961 à 7.965 de tráfego o que representa 85% de sucesso.

Blog
Ferramenta mais simples de ser implementada na sua empresa ou loja online, além de ajudar muito na obtenção de trafego, você pode gerar grandes quantidades de leads para o seu negócio e aumentar muito mais suas receitas.

SEO – Otimização de sites
Minha especialidade e você pode aprender muito mais aqui neste post: 5 dicas de SEO para aplicar no seu site ainda hoje. SEO é uma ferramenta mais do que necessária para qualquer tipo de negócio online, seja uma loja ou site de prestador de serviços.

Partimos da seguinte premissa – “A melhor maneira de encontrar um cliente é ser encontrado por ele”São mais de 100 milhões de pessoas todos os dias acessando a internet no Brasil, com mais de 1 bilhão de buscas por serviços, produtos ou soluções de problemas e, eu tenho certeza, que você pode resolver a vida delas.

Otimização de sites e conteúdos se trata disso, fazer com que o seu negócio seja um dos primeiros a aparecer para essas pessoas. Tornar-se relevante e responsivo as necessidades, ou seja, quando se é relevante as pessoas pagam para ter o que você oferece.

Sites nichados
A captura de lead/contato é um dos elementos mais importantes para quem trabalha com serviços e uma das maneiras de adquirir leads com maior qualidade é fazer sites de nicho ou patrocinar alguns.

Exemplo: Se você trabalha com uma empresa de painéis solar, você pode criar pequenos sites para atender necessidades especificas, como painel solar para casas urbanas, painel solar para sítio e por ai vai.

Patrocinar blogs que tratam do assunto referente ao seu mercado também pode ser uma alternativa, talvez a mais rápida, assim você alcança e vê resultados num curto prazo lucrando com quase 80% de retorno do que foi investido. As pessoas estão propensas seguir costumes de um grupo e blogs/sites de nicho representam isso.

Links patrocinados
É uma das maneiras mais rápidas na aquisição de trafego, pois você paga para aparecer nos resultados de pesquisa. É como se fosse uma publicidade online, onde você oferece aos usuários um link que leva eles a uma das páginas que você pretende efetivar a conversão.

Palavras-chave: é o maior segredo da estratégia de links patrocinados, pois se trata do que as pessoas estão pesquisando nos mecanismos de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, entre outros), assim trazendo um trafego qualificado e disposto a comprar.

Google Adwords: a maior plataforma de publicidade online que você pode elaborar diversas campanhas segmentadas para o seu negócio aumentado o faturamento da sua empresa no curto prazo. Parece ser uma ferramenta fácil, mas existe uma complexidade nas otimizações de campanhas diárias.

Mídias Sociais
O segredo do Inbound marketing está no quesito de modelar cada tipo de estratégia entendo a necessidade e pontos que mais devem ser trabalhados e as redes sociais se encaixa muito bem nisso.Não são todos os clientes e empresas que vão fazer campanhas de Facebook e ter sucesso na aquisição de trafego e nem nos projetos de Branding.

Para investir em campanhas de mídias sociais é necessário bastante estudo de personas. Mas adianto o seguinte: alguns seguimentos, como modas, varejo de eletro eletrônico, cosméticos, Roupas de bebê e serviços de marketing, limpeza e seguimentos afins são ótimos para redes sociais. Por experiência própria eu digo que o ROI é muito legal para estes nichos de mercado.

Conversão:

receita-conversao-do-ecommerce

Para um e-commerce a conversão significa número de pedidos colocados e nesse cliente usamos apenas a estratégia de SEO On-Page – conteúdos internos, linkagem interna e estrutura semântica ajustada e SEO Off-Page apenas LinkBuilding com Assessoria de imprensa e Web 2.0, resultado com aumento de 75% da receita (de R$23.300 à R$41,351) e uma previsão em aumentar até 130% antes do Final do ano de 2016.

Formulários:
Para os prestadores de serviços não vejo melhor meio de adquirir leads/contato através do formulário. Depois de trazer tráfego para o site é necessário que eles façam algo a mais e isso significa ter o contato deles. Isso é conversão!

É sempre importante fazer um teste A/B para ver qual o formulário vai ser mais eficiente para o seu negócio. geralmente os formulários no começo da página tendem a converter mais dos que estão no fim, ou os que indicam para ir na próxima página e fazer o cadastro.

Call To Actions:
Chamar o cliente para ação, convida-lo a tomar uma atitude quanto ao que você está oferecendo. É um dos elementos mais presentes tanto no marketing tradicional quanto no moderno que vemos na internet. Um dos conceitos mais usados nos dias de hoje e que funcionam de verdade, é o método AIDA que você pode conferir abaixo:

Atenção: Quer aumentar as suas vendas? Quer ter mais dinheiro na sua conta seguindo essas Dicas? Chamar atenção do usuário fazendo com que ele continue a navegação é parte fundamental dessa primeira etapa.

Interesse: obtida a atenção, o visitante tem a primeira impressão sobre o que está olhando e toma a decisão de procurar por mais informações sobre a oferta. No caso, como você sugere que ele possa ganhar mais dinheiro. Aqui pode conter uma experiência que comprove o método e indique a possibilidade de sucesso.

Desejo: neste momento, é feita uma análise mais detalhada da oferta, procurando seus benefícios e características para certificar-se de que ela atende às necessidades. Mostrar metas alcançadas, bens adquiridos, serviços bem sucedidos são elementos que sustentam a tese inicial.

Ação: por fim, com a decisão tomada, é realizada a ação da conversão. A audiência é convertida no funil e se torna cliente.

Landing Pages:
Instapage – ferramenta para landing pagesinstapage-ferramenta-para-criar-landing-page é uma das ferramentas que eu pago com maior prazer e que me rende uma boa renda.Ferramenta indispensável que uso em meus clientes de Freela em SEO e Links Patrocinados, sendo fundamental para conversão em leads engajados e ótima renda aos meus clientes. Com 30 minutos você pode montar uma landingpage para uma campanha especifica, integrar ao seu site, a fim de captar e-mails e fazer vendas.

home-do-mail-chimp

Home do MailChimp

LandingPage é uma das maneiras mais eficientes de conseguir clientes que realmente estão dispostos a fazer a compra de um produto ou contratar um serviço, pois se trata de uma página especifica para este fim, venda ou contratação.

Como nessa imagem de exemplo da home do MailChimp – quando você entra na página já sabe que tem que clicar no botão vermelho, fazer sua conta logo a conversão é bem provável, é algo quase que inevitável não perceber qual ação é necessária a ser tomada.

Engajar:

Essa parte do processo pode acontecer depois da conversão ou até mesmo nem acontecer a conversão do jeito que é mais conhecido, como uma venda de produto ou preenchimento de formulário. Como assim? Quando uma pessoa compartilha um vídeo, da uma curtida ou deixa um comentário também é conhecido como uma conversão indireta.

Conversão indireta: não necessariamente uma pessoa precisa fazer uma inscrição ou assinar uma lista de e-mail, mas comentário num vídeo, um post ou produto compartilhado nas redes sociais pode influenciar outra pessoa a tomar a decisão de compra ou de fazer cadastro para receber mais detalhes de um serviço.

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Para um e-commerce ou empresa de serviços a conversão é o elemento de sobrevivência do negócio, não é ou eu estou errado? Creio que esse é o ponto certo. O engajamento é uma das ferramentas mais úteis para ajudar que a conversão tenha o seu auge, então vamos falar de 3 pontos essenciais para ajudar nisso.

Conteúdo: Seja para o seu blog, posts em redes sociais, artigos/posts para portais como administradores.com, exame, ou qualquer outro blog/portal do seu nicho onde exista uma audiência para seu produto e serviço é uma maneira eficiente que além de atrair, é de engajar criando autoridade.

Selecionei um vídeo bem interessante que pode ajudar muito a entender o conteúdo como uma forma de engajar:

E-mail Marketing/CRM: você já deve ter ouvido falar de e-mail marketing, lista de e-mail, base de mailing, entre outras ferramentas que podem ajudar você a fazer com que as pessoas fiquem ativas em seus conteúdos ou para comunicar algum lançamento da sua empresa ou loja online.

MailChimp: é uma ferramenta de disparo de e-mail que pode ajudar você com os disparos para a sua lista de contato adquirida com o seu blog, seu site ou através da sua loja online. A ideia de usar o e-mail como comunicação é fazer um contato mais direto com o consumidor e isso deve ser feito em qualquer negócio.

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WhatsApp: um método mais novo para os novos negócios, mas muito útil para se aplicar ao seu negócio e ter um contato mais direto com o seu consumidor.

Redes Sociais: quem nunca foi dar uma olhada nas avaliações dos produtos ou de uma loja antes de fazer uma compra para saber se é confiável? As avaliações fazem muita diferença, muita mesmo. Segundo um levantamento da eConsultancy 61% dos consumidores fazem uma pesquisa de resenha para efetuar uma compra.

O que fazer para conseguir avaliações?

Compartilhamento: as pessoas estão propensas a seguir dicas de outras pessoas, mesmo que elas sejam desconhecidas. Uma das maneiras de conseguir isso é incluindo em seus conteúdos ou produtos os botões de compartilhamentos.

Peça depoimentos de quem já comprou: vá atrás de seus consumidores e peça que eles façam comentários sobre seus produtos ou serviços. Não tenha vergonha e nem medo, as pessoas gostam da verdade e da solução de problemas.

Solução de problemas: mesmo que haja comentários ruins para os seus produtos e serviços é muito importante que você tenha prontidão em solucionar estes problemas. Estar empenhado pode causar uma boa impressão e as  redes sociais é o caminho mais fácil para fazer isso.

Fidelizar ou Encantar:

  1. Atrair tráfego;
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Converter leads em vendas;
  4. Fidelizar os clientes e aumentar as margens;
  5. Encantar seus clientes e transformá-los em promotores;

A etapa de fidelizar clientes está muito ligada ao processo de engajamento, mas outros fatores estão ligados a isso. Um dos pontos que podemos notar e que existe uma alteração é o aumento da receita.

O cliente fidelizado acredita tanto na sua marca, produto, serviço e qualidade na prestação que ele está disposto a pagar o seu preço, mas isso leva um pouco de tempo para ser conquistado.

Algumas estratégias e ferramentas são essenciais para criar um vínculo mais próximo com os clientes fazendo com que eles sejam compartilhadores e advogados da sua marca. Isso é uma mina de ouro, e você pode aplicar hoje!

Mídias Sociais: a redes sociais é onde todo mundo tem voz e você pode identificar o que as pessoas estão querendo e também chamar a atenção dela. Crie conteúdos interessantes ao seu público, fale a linguagem deles e tenha mais sucesso nas suas estratégias.

E-mail marketing e Automação: temos algumas ferramentas que podem nos ajudar com isso, como RD Station que é excelente para serviços de inbound marketing, mas com o Mail Chimp você consegue suprir as necessidade de segmentação de conteúdo por um período gratuito com uma lista de contatos até 2.500 e-mail.

Conteúdo específicos: faça disparo de conteúdos específicos para a sua lista de contato de acordo com os interesses deles, pois essa é uma excelente maneira de criar um engajamento e fideliza-lo sempre com o intuito de criar valor para a sua marca e isso se faz oferecendo valor.

Produtos novos: Informe um lançamento de produto, não simplesmente criar a lista de produtos novos e sair mandando, mas faça algo mais pessoal, como um review do produto e o que estão falando dele.

Faça uma pequena BlackFriday: você pode criar promoções na sua loja ou no seu negócio em um dia especifico do mês e dias antes aquecer a sua lista de e-mail, seguidores da sua Fanpage e pessoas que entraram no seu site com as promoções que vão acontecer neste dia. Você cria um senso de urgência nas pessoas para adquirir os produtos com desconto.

Comunicação através do Blog e influensers: Faça post de algum fã pedindo review dele de algum produto que ele comprou, vá atrás de autoridades no assunto do seu negócio e peça para ele falar do seu negócio – Se for preciso até pague um publi editorial (mas estude questões de ROI que isso pode trazer) – Faça vídeos dos produtos e serviços mais vendidos explicando como que funciona, como se usa e por ai vai.

Conclusão:

Não existe um mapa que você segue e acha o tesouro. Tudo é questão de teste, mensuração e escala da estratégia para o seu negócio.

Tudo o que coloquei nesse artigo são etapas simples que pode ser aplicado em sua loja on-line ou site da sua empresa e ter resultados consistentes.

Para o sucesso é preciso entender quem é seu publico, a linguagem do nicho, quem são os players influenciadores, portais e blogs mais conceituados e redes sociais mais engajadas e o que os concorrentes estão fazendo. Está com tudo isso em mãos? Então ta esperando o que para aplicar a sequência desse artigo?

 

 

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joaogobira

Analista SEO a mais de 3 anos, com experiência em elaboração de estratégias focada no crescimento de empresas digitais. Cursou Publicidade e propaganda, mas não terminou. Gosta de empreendedorismo e incentiva a todos a fazer isso na sua vida. Gosto tanto de SEO que faria de graça!

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