Ferramentas para um Analista SEO

by joaogobira novembro 01, 2015

Aqui vão algumas coisas necessárias para entrar no mundo do SEO, todas são ferramentas mais do que importantes para você ser um dos melhores Analistas SEO do mercado. Meu chefe Daniel Imamura falou algo mais ou menos assim: “Trabalho no mercado existe de monte, mas o que falta, são profissionais qualificados para exercer as tarefas”.

É entre essas e outras que trago um “resumão” dos conhecimentos que você deve ter em vista para entrar nesse mercado e ser mais um dos protagonistas de agências e da sua vida, porque o SEO possibilita que possamos trabalhar em casa prestando serviços para qualquer um!

Esse conteúdo não foi eu quem fez, peguei numa das comunidades de SEO que existem no Facebook, mas são os passos que usamos nas agências. Este é o conhecimento mais técnico que você deverá usar para elaborar análises detalhadas, a fim de resolver os problemas internos e preparar estratégias para ter um bom conteúdo.

As Ferramentas do Google

Instalar o Google Analytics(http://www.google.com/analytics/). Isto não é opcional!
Instalar o Google Webmaster Tools(http://www.google.com/webmasters/).
Instalar o Bing Webmaster Tools(http://www.bing.com/toolbox/webmaster/).

Verificar o Google Webmaster Tools para 404/500 erros, conteúdo duplicado, títulos em falta e outros erros técnicos que o Google encontrar. Certifique-se de manter-se com quaisquer mensagens Google está enviando.

dispositivos-mobiles-seo-ferramentas

Vamos para as ferramentas externas

Usar o Browseo(http://www.browseo.net/) para encontrar erros técnicos. Os erros prejudiciais mais comuns as pessoas tendem a fazer são 302 redirecionamentos que devem ser redirecionamentos 301.

Usar o Screaming Frog(http://www.screamingfrog.co.uk/seo-spider/) para encontrar links quebrados, erros e problemas de rastreamento.

Palavras chave

As palavras chave são aspectos fundamentais para escrever um conteúdo no seu site, por isso a busca deve ser muito bem focada para que todo o processo termine em lucro, conversão. Não busque pelo número mais volumoso de buscas, procure pela que demonstre mais qualidade na venda, exemplo:

São mais de 10mil buscas pelo termo emagrecer, mas emagrecer pode dizer muita coisa. Pode ser um estudante buscando “O processo de emagrecer”

Agora se você buscar “Como emagrecer fácil”, sendo este termo um total de 1mil buscas, essa deve ser a palavra a lhe trazer lucro. O trabalho de long tail pode ser muito mais eficiente de rentável se trabalhado com muita seriedade.

Backlinks (Links Externos)

Verificar os backlinks dos concorrentes. Esta é a maneira mais fácil de começar com a construção de links. Dessa forma, você pode ver que tipo de palavra-chave o concorrente está usando e onde estes termos foram trabalhados.

A minha ferramentas favorita é Ahrefs(https://ahrefs.com) – mas você também pode usar o Link Diagnosis(www.linkdiagnosis.com), Open Site Explorer(https://moz.com/researchtools/ose), and Majestic SEO(https://pt.majestic.com).

Os aspectos On-Page

O Google ou qualquer outro sistema de busca leva muito em conta quando você coloca a palavra-chave no título do conteúdo e url, sendo que você tem 60 caracteres para conseguir fazer isso. Então seja muito criativo e tente dizer tudo o que você precisa, pois os robots leva isso em conta como qualquer pessoa que busca por algo.

Descrição

Os sistemas de busca não leva em conta as descrições, mas ela tem outro fator que e muito fundamental. Chamar atenção com apenas 160 caracteres exige muita criatividade e uma pitada de Call to Action (pitada de chamar atenção).

Alguns exemplos de Call to Action:

  • Confira nossas Promoções!
  • Clique aqui!
  • Vamos saber um pouco mais?

As Heading Tags com Palavras-chave

Não existe quantidade de palavras chave, existe Bom senso para o seu uso. Não adianta disparar um monte de palavras chave em seu conteúdo se ele for uma “bosta”, escreva descentemente. Texto harmoniosos e com uma coesão e sequência que agrade o bom olhar.

Palavra-chave na tag H1, antes de quaisquer (H2, H3, H4 …). Usar apenas um H1

Quando você estruturar o seu texto a produção dele pode disparar mais de 500 palavras, claro que no SEO 100 palavras para conteúdo, os motores de busca já vão entender do que você está falando e indexar a sua página, mas prefiro que você tenha foco em entregar algo de qualidade que seja realmente construtivo e gere valor nas pessoas.

Produzir conteúdos

marketing-de-conteudo-na-pratica

 

Minha dica é: Não copiem e nem usem sinônimos. O Google não é burro e a cada dia mais ele vem usando novas tecnologias para evitar que seus usuários se deparem com conteúdo ruim que não atendam suas expectativas.

Copiar e usar sinônimos em textos de terceiros podem trazer alguns malefícios ao seu site, inclusive fazendo com que ele desapareça dos sistemas de busca ou então despencar nas posições.

Prefira traduzir um conteúdo da “gringa” e colocar adaptações para nossa língua deixando-o seu entendimento mais inteligível. Melhor do que pegar texto de outro cara e encher de sinônimos. Não adianta nada fazer mais do mesmo.

Imagens são importantes no SEO

O Google não consegue ver as imagens do seu site, mas a TAG ALT ele vê e sabe do que aquela imagem se trata. Por isso devemos colocar uma imagem que esteja de acordo com a situação do conteúdo da nossa página.

Você deve deixar o nome do arquivo de imagem com as palavras chave dentro de um contexto relevante. Exemplo: seo-na-pratica-tutorial-de-como-ser-um-analista.

Linkagem interna

Linkagem interna é diferente para blog/site-business e para e-commerce, mas vou tentar explicar de maneira mais abrangente.

A linkagem interna tem como objetivo guiar o usuário para uma navegabilidade mais eficiente oferecendo a ele novas opções de conteúdo, ou então mais complementos ao seu conhecimento.

Uma linkagem bem feita, estabelece autoridade e relevância do seu site, porque ele oferece ao usuário mais opções de conteúdo.

  • Linkagem estrutural: Aquela genérica onde você distribui através dos menus, sidebars, rodapé, categorização da home, entre outros ligados a estrutura do site.
  • Linkagem individual: São aquelas trabalhadas dentro do conteúdo e devem ser constantemente atualizadas.

Canonical e redirecionamentos 301, 302

Seu site é encontrado com www ou sem o www? Este é um problema que você deve resolver. Isso faz com que apareça os problemas de conteúdo duplicado, algo ruim. O Google pode te penalizar por isso e você jamais estaria nas primeiras páginas.

São 2 opções:

Tag Canonical ou redirecionamento 301 (este é o permanente, pois o 302 é por um determinado tempo)

Url amigável

Nem quero entrar muito nesse detalhe, pois é muito simples de revolver. Uma url não deve conter www.meusite.com.br/####/Cat/53 isso já era. Deve ter o nome para onde o usuário vai, www.joaogobira.com.br/marketing-para-iniciantes/.

Off-Page

linkbuilding-para-estrategias-de-otimizacao-de-sites

 

Um dos pontos mais importantes, mas que não dependem apenas de você. Escrever um bom conteúdo é determinante para o sucesso deste elemento, pois serão pessoas que vão fazer com que este trabalho ultrapasse as barreiras de seu blog ou site.

Conseguir links externos faz parte de uma estratégia a parte, os relacionamentos com outros sites e blogs podem ajudar.

Uma maneira de agilizar este processo são as redes sociais e web 2.0. Aqui vão alguns links que você deve se cadastrar e produzir o máximo de conteúdos para eles também.

  • http://www.twitter.com/seu-nogocio
    • http://www.facebook.com/seu-nogocio
    • http://www.yelp.com/biz/seu-nogocio
    • http://www.youtube.com/user/seu-nogocio
    • http://www.linkedin.com/in/seu-nogocio
    • http://seu-nogocio.wordpress.com/
    • http://seu-nogocio.tumblr.com/
    • http://pinterest.com/seu-nogocio/
    • http://www.hulu.com/profiles/seu-nogocio
    • http://technorati.com/people/seu-nogocio
    • http://about.me/seu-nogocio
    • http://seu-nogocio.posterous.com/
    • http://profile.typepad.com/seu-nogocio
    • http://www.squidoo.com/lensmasters/seu-nogocio
    • http://www.stumbleupon.com/stumbler/seu-nogocio
    • http://www.etsy.com/people/seu-nogocio
    • http://en.gravatar.com/seu-nogocio
    • http://www.scribd.com/seu-nogocio
    • http://seu-nogocio.livejournal.com/
    • http://seu-nogocio.hubpages.com/
    • http://www.flickr.com/photos/seu-nogocio/
    • http://photobucket.com/user/seu-nogocio/profile/

Tempos de carregamento

Desde 2010 o google disse que tempo de carregamento é levado em conta para o ranqueamento de um site, pois o usuário não deve esperar uma eternidade para entrar em um site. Clicou, entrou. Simples assim.

Pois ferramentas que irão auxiliar nestas soluções:

WebPagetest (www.webpagetest.org)

Speed(https://developers.google.com/speed/pagespeed/)

Crie sitemap

Conte tudo ao Google o que o usuário vai fazer no seu site, assim será mais fácil com que ele seja referência e relevante ao usuário que busca pelo seu assunto.

Criar um sitemap XML e “postar” no Google e Bing. Use o XML-Sitemaps.com ou o Google XML Sitemaps WordPress Plugin.

Criar um arquivo robots.txt e “postar” no Google e Bing Webmaster Tools.

Seu site deve ser responsivo

O Google leva muito em conta que o seu site seja responsivo, pois cada vez mais os usuários estão adeptos das novas tecnologias.

tutorial-ferramentas-seo

A lista das Ferramentas de um analista SEO

Examinar todas as ferramentas Free de SEO à sua disposição.
• Google Analytics
• Google Webmaster Tools
• Bing Webmaster Tools
• Google Adwords Keyword Tool
• Check some of these SEOBook tools out.
• SEO Site Tools (Google Chrome Plugin)
• Google Trends
• BuiltWith
• Xenu
• SEM Rush
• Browseo.net
• Internet Marketing Ninjas On-Page Optimization Analysis
• XML Sitemap Generator
• Rich Snippets Testing Tool
• Virante Duplicate Content Checker
• Advanced Link Manager
• Link Research Tools
• Majestic SEO
• Open Site Explorer
• Ahrefs

Essas aqui são as minhas dicas e sugiro que você estude mais cada um destes pontos, pois eles são fundamentais no momento de elaborar uma análise para melhorar o desempenho do seu site.

Espero que tenha gostado deste post e peço que qualquer dúvida que você tenha a respeito de SEO coloque aqui neste post que nó vamos esclarecer qualquer que seja a sua dúvida! Tchau e até mais.

 

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joaogobira

Analista SEO a mais de 3 anos, com experiência em elaboração de estratégias focada no crescimento de empresas digitais. Cursou Publicidade e propaganda, mas não terminou. Gosta de empreendedorismo e incentiva a todos a fazer isso na sua vida. Gosto tanto de SEO que faria de graça!

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