Crise? Soluções para um E-commerce B2B

by joaogobira outubro 30, 2015

O que é crise? Será que ela existe mesmo ou é apenas um boato? Uma das coisas que vem acontecendo muito ultimamente, são essas perguntas sobre a crise.

Mas antes de sairmos por ai falando que estamos indo mal por causa da crise, devemos saber o que é essa crise, então depois a gente pode fazer essa análise do problema.

Então, uma briga entre casal é uma crise. Deixar de pagar uma conta, é uma crise. Foi mal na prova, isso é uma crise.

Crise é uma relação negativa consequente de algum fato, logo podemos definir que, o que temos no Brasil é uma crise e política acarretado de um efeito causado pelos altos gastos governamentais, assim elevando a inflação dando então um reflexo na economia.

Existe uma crise econômica sim, mas ela pode ser revertida em pouco tempo. A crise Politica, essa sim tem um grande problema e são anos para que essa seja normalizada novamente tomando um rumo certo e coeso.

Este cenário é ruim para o investimento no pais o que torna-se um grande problema, porém com muito empenho do mercado pode ser revertido, pois enquanto alguns choram, outros vendem lenços, isso é, em oportunidades para quem deseja arriscar.

E o E-commerce?

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Logo quando comecei no e-commerce achei que era só fazer o cadastro dos produtos e nada mais. Pensava que era só colocar a loja online no ar e tudo aconteceria naturalmente, talvez com uma boa divulgação nas redes sociais e Google Adwords seria o suficiente.

Com o passar do tempo descobri que estava completamente errado, pois comecei a trabalhar num e-commerce B2B no qual apenas o trabalho com redes sociais não daria muito certo.

O e-commerce com foco de vendas para empresas não trabalha com o desejo das pessoas e sim com a necessidade organizacional, isso é, dificilmente as pessoas são captadas através de redes sociais, onde que pela emoção é mais fácil de captar.

A venda para empresas é um pouco diferente daquelas que estamos acostumados a fazer nos grandes portais de e-commerce. Existe todo tramite de fazer a cotação, receber e depois fechar o pedido. São passos realizados em duas pontas, tanto a do cliente quanto a nossa que vendemos

Estratégia Digital Matadora para o Obter muitos Lucros no E-comerce

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Como o setor de compras vai achar nossos produtos? Através do Google, claro. Quando surge a necessidade de comprar um computador, toner, impressora, entre outros utilitários organizacionais, o primeiro lugar onde vamos procurar o melhor preço é no Google depois encontramos em algum outro lugar, como o Buscape, por exemplo.

Foi dentro dessa questão que comecei a pesquisar mais assuntos sobre o assunto e-commerce B2B, encontrei um fator determinante para o sucesso da minha loja.

A estratégia de SEO é fundamental para quem tem um E-commerce voltado em vendas para empresas, pois se trata de uma estratégia a longo prazo e tem um longo tempo de duração na rede.

Então a passos básicos, podemos dizer que um e-commerce precisa focar em pontos fundamentais para ter resultados satisfatórios e de muito retorno.

  • On-page
  • Conteúdo
  • Palavra Chave
  • Linkagem Interna
  • Link Building

Você trabalhando esses pontos conseguira ter um retorno muito interessante e sem dúvida nenhuma, muito satisfatório.

Todos estes pontos estão interligados e você precisa entender cada um para conseguir os resultados tão esperados e vender cada vez mais.

É Impossível conseguir explicar todos os processos de SEO para E-commerce aqui, mas farei um série de posts onde vou explicar o passo a passo de como atingir resultados reais para o seu negócio.

SEO não é uma rede que você usa para pegar mais visitantes, mas é uma maneira de entender o seu público e entregar o que ele realmente precisa. E-commerce não precisa de altos números de visitas e sim conversões assertivas.

Não adianta você apostar numa palavra-chave que tem 50 mil buscas, tenha foco naquela que te gera conversão.

Exemplo: Se você tem um e-commerce pequeno que vende produto de informática, competir com o termo notebook que tem um milhão de buscas será muito complicado, mas se você tiver um notebook do homem aranha, por exemplo, e esse tiver um número de 100 buscas mês, este será o seu produto de conversão.

E ai, entendeu o que eu disse? Deixe seu comentário porque quero aprender com você, vamos ai, isso pode ser legal pra caramba!

O que eu tentei colocar aqui nesse post foi a importância do SEO para o negócio B2B embasado nas minhas experiências profissionais que ainda bem deu muito certo.

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joaogobira

Analista SEO a mais de 3 anos, com experiência em elaboração de estratégias focada no crescimento de empresas digitais. Cursou Publicidade e propaganda, mas não terminou. Gosta de empreendedorismo e incentiva a todos a fazer isso na sua vida. Gosto tanto de SEO que faria de graça!

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