Chega! 11 dicas de SEO que estamos cansados de saber

by joaogobira Maio 15, 2016

Já pesquisou no Google por estratégias de SEO? Ou então por dicas infalíveis de SEO para aplicar em meu site? Pode acreditar que você vai encontrar muitas coisas que são bem relevantes para aplicarmos em nosso site.

Foi pensando nisso que eu fiz algumas pesquisas e peguei o que a galera anda falando sobre as dicas milagrosas ou sacadas geniais que vão fazer com que a sua empresa venda muito mais pela internet ou que irá fazer com que o seu site receba mais visitas.

Eu digo que a maioria funciona, mas precisa de um plano estratégico para saber o momento de aplicar cada uma. O segredo em minha opinião está no processo de aplicação e não simplesmente na “sacada”.

Falando em montar um processo, veja esse post 5 Estratégias de SEO para aplicar em seu site que pode ajudar você a gerar mais insights e fazer com que o seu site tenha mais sucesso nas pesquisas do Google.

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Quantidade de Palavras-chave

Quantas palavras chave usar no meu texto? Quantas palavras deve ter o meu conteúdo? Tenho que colocar Strong para deixar a palavra-chave mais forte?

São essas as perguntas que muitos fazem e muitos respondem que você deve seguir uma formula do tipo: Escreva 500 palavras e use 5 vezes a palavra-chave durante o texto.

O modo que o Google vê o conteúdo mudou e não precisa mais desse tipo de coisa. Agora o que vale a pena é escrever bem e atender as necessidades do seu público excluindo a necessidade de repetir milhares de vezes a mesma palavra durante o conteúdo.

Assista abaixo um vídeo que vai ajudar você entender que não se trata mais de quantidade para ser achado no mecanismo de busca, mas da coesão e coerência que você emprega em seu texto. Confira abaixo!

Marketing de Conteúdo

Aqui temos um termo que está muito na moda, não é? Para quem pretende montar um funil de vendas, esse é um dos elementos fundamentais que você precisa usar em seus conteúdos.

Para ter sucesso com isso você precisa levar em consideração e também bancar esforços para aprender mais sobre fatores como:

  • Estudo da persona ou Cliente
    Você precisa saber quais são os seus clientes e o que eles estão buscando. Quais as dores, necessidades que ele tem.
    – Ele precisa de dinheiro?
    – Tem mulher e filhos?
    – Gosta de Jogar Bola?
    – Tem animal? Cachorro, gato, passarinho, papagaio, etc
    Esse tipo de coisa vai ajudar você a escrever as coisas certas e vender o seu produto para o tipo de pessoa que realmente busca o que você oferece. Entendeu?
  • Pesquisa de Palavras-chave
    Saber o que seu consumidor pesquisa é um dos passos mais importantes para ter sucesso. Algumas ferramentas são bem interessantes para fazer essa pesquisa e eu indico algumas que não há necessidade de pagar, tais como:
    Semrush (no modo gratuito dá para ter muitas ideias).
    Ferramenta semrush
    Você pode pegar as palavras relacionadas e fazer uma lista para conseguir garimpar aquelas que forem mais interessantes ao seu negócio ou para aquilo que desejar posicionar no Google.
    Keywordplanner ferramenta do Google
    Gratuita e você pode ver qual o volume de buscas que cada palavra tem no mês.
    UberSuggest
    São ideias que o próprio Google sugere e que as pessoas pesquisam, como essas aqui:
    pesquisa de palavras chave
  • Iscas Digitais
    É tudo aquilo que você oferece a sua audiência – pessoas que acessam o seu site e te acompanham nas redes sociais – seja um e-book, tutorial, conteúdo do blog, podcast, infográfico ou qualquer coisa que gere uma recompensa. Geralmente e na maioria das vezes, essa isca é gratuita.

LinkBuilding vai colocar o seu site na primeira página

Será que um monte de site apontando link para a sua página vai fazer com que ela fique na primeira posição? Bom… Nem sempre. São diversos fatores que contribuem para que uma página fique na primeira posição.

Se uma determinada palavra-chave é muito disputada por vários sites pode acontecer dos links não serem os fatores principais, vejamos um exemplo com a palavra Otimização de sites:

O primeiro site para essa pesquisa contém 337 backlinks:

Linkbuilding otimização de sites

O site top10 da pesquisa contém 2.690 mil links apontando para ele:

linkbuilding otimização de sites

A qualidade de domínio do site que está apontando o link também é um dos fatores de relevância para o posicionamento da sua página nos primeiros resultados de pesquisa.

Se eu tenho um site de flores e aponto para outro de tecnologia, este link não tem tanto valor, porque flores é flores e tecnologia é tecnologia.

São questões de credibilidade, como a receita do médico VS a receita da vó, mesmo que a sua vó tenha vivido anos e aprendido muito, sempre ou na maioria das vezes vamos pelo que o médico fala (menos o do SUS).

Paginação do site

Quanto mais páginas, mais entrada haverá para o seu site. Isso não é uma sacada, mas uma questão de lógica.

Se pegarmos 30 palavras-chave e produzíssemos páginas para cada uma delas, iremos ter possíveis 30 páginas de entrada.

Se cada uma receber pelo menos 1 acesso por dia, teremos no mês 900 acessos no nosso site e depois basta apenas trabalhar as questões de conversão dentro das páginas.

O terror das páginas duplicadas

Conteúdo duplicado é um dos maiores problemas para quem deseja ranquear, não é mesmo? Sabe o copy paste? Este é um problema, problemão.

Mesmo que não fizermos isso as vezes o sistema pode nos sabotar. Quando o robô do Google passa em seu site e consegue ler ele tanto com www ou sem www, é considerado conteúdo duplicado, causando o rebaixamento de sua página.

Duas maneira de resolver este problema:

  • Canonical tag:
    Vai mostrar para o Robô qual é a url principal daquela página.
    Você deve inserir essa tag dentro do <head>
    ex: <link rel=”canonical” href=”www.meusiteprincipal.com.br/vendendo-muito”/>
  • Redirect 301:
    Você direciona o robô para URL principal e as maneiras de fazer isso é pelo .htacces, documento html ou para quem usa plataformas, algumas disponibilizam esse redirecionamento.

Para quem usa o WordPress este problema é resolvido automaticamente pelo próprio CMS.

Qual a melhor ferramenta de Palavras-chave e tracking

Achar uma boa ferramenta para fazer isso é complicado, pois na maioria são pagas e o pior de tudo é em dólar.

Algumas que eu gosto muito de usar é:

– Semrush
– Woorank- acesse aqui neste link
– Semalt

– Google Search Console

Mas temos uma maneira que é gratuita e você pode fazer pelas ferramentas que o Próprio Google oferece, sendo analytics e Webmaster Tools.

– Entre na sua conta do Google Analytics
– Na coluna da esquerda tem uma aba chamada aquisição > otimização de mecanismo de busca
– Selecione Consultas
– Selecione – Configuração de compartilhamentos de dados
– Faça a configuração com o seu domínio
– Em editar siga os padrões que já são oferecidos
– Clique em salvar, e se a sua conta for recente pode demorar alguns dias para levantamento das keywords.

As super plataformas de E-commerce mega otimizada para SEO

Não é querendo desprezar as plataformas do mercado, mas muitas dizem coisas que não fazem ou são difíceis de fazer alteração em seus códigos.

Nunca acredite quando algumas dessas plataformas dizerem, “temos a melhor otimização SEO do mercado”, “Plataforma totalmente otimizada” ou “Plataforma Pronta para SEO”.

SEO depende de você, da sua estratégia, do seu conteúdo e daquilo que você pretende oferecer para o mercado. Se trabalhar com nicho, tanto faz a plataforma!

E as nossas Metas descriptions?

Não é fator de ranqueamento de site nenhum e não existe a necessidade de incluir uma palavra chave nesse texto.

Se não serve pra ranquear, então porque tenho que usar? Sabe nos filmes mais antigos que tem aquele garoto com um jornal gritando as principais manchetes para chamar atenção do povo? Justamente essa é a funções da descrição, chamar atenção em poucas palavras!

Uma descrição mostra apenas 163 caracteres, nela deve conter sua promoção + um cal to action, chamada para ação.

Exemplos de Cal to Action:

  • Compre agora!
  • Veja mais sobre…
  • 10x sem juros
  • O que você está esperando para ver esse artigo que pode mudar a sua vida!
  • Conheça mais sobre isso!

Ai meu Deus, olha como você escreve as Titles!

Você usa a palavra-chave no título? Quando o Google passa no seu site, uma das coisas que ele leva em consideração é a leitura da palavra-chave na URL e Título do site. Não é apenas isso que vai garantir que o seu site fique bem posicionado. Isso é mais um dos fatores, mas é importante se atentar a isso também.

Tenha mais compartilhamentos nas redes Sociais

Sim, as menções em redes sociais contribuem para que você fique bem posicionado e é muito interessante que você tenha uma estratégia para conseguir bons resultados nas redes.

Partiremos de um seguinte ponto para analisar essa métrica, se o Google entende que a qualidade do conteúdo deve ser mostrado ao usuário, logo os compartilhamentos quer dizer que estes conteúdos são relevantes.

Os compartilhamentos não são usuários mostrando para outros usuários? Creio eu que isso é uma ótima métrica para ser levada em conta, pois mostra que pessoas estão indicando que estes conteúdos são interessantes a outras pessoas.

Linkagem interna do seu site

Você sabia que a página mais importante de um site é a home? Quanto melhor a distribuição de links você tiver do seu site, melhor será o posicionamento dele nos mecanismos de busca.

Quando você coloca na sua home uma página que já está bem posicionada, ela transfere uma autoridade ainda maior fazendo com que essa página fique em um ranking ainda melhor. Este é um ponto.

– Breadcrumb – também é uma maneira de otimizar a sua linkagem interna fazendo com que você tenha mais links apontando para as páginas internas do site e ao mesmo tempo dando autoridade para a home.

– Posts relacionados e produtos relacionados – se a pessoa entrou no seu site através do mecanismos de pesquisa, nem sempre será pela home. Os itens relacionados vão ajudar com demais páginas também tenham autoridade e assim ranquear nos mecanismos de pesquisa.

– Palavras linkadas dentro do conteúdo – Muito simples de aplicar e eficiente, basta apenas incluir um link na palavra-chave do seu texto.

Através da linkagem interna você pode falar para o mecanismo de busca qual a palavra ou página mais importante do seu site, assim ele entende como se você fosse um especialista naquele termo e assunto. Por isso essa prática é muito eficiente e ajuda demais, além de fácil aplicação.

Diminua o tempo de carregamento do seu site

Duas ferramentas para te ajudar sem precisar pagar nada

  • Pagespeed Insights
  • Webpage test

Com essas ferramentas você pode verificar o tempo de carregamento do seu site e quais os problemas que devem ser resolvidos.

O tempo de carregamento é um elemento ON-Page do site que o Google vem levando em consideração desde 2010. Embora seja mais um dos fatores para posicionamento de um site, não é o mais importante.

Mas eu digo uma coisa – Se num mundo onde a concorrência pode ser acirrada, todo elemento deve ser levado em consideração.

Conclusões Finais

SEO ou otimização de sites é apenas um ponto de tudo isso que chamamos de internet. Se olharmos para as atualizações que aconteceram nos mecanismos nos últimos anos, muitos conceitos não mudaram.

Ainda temos que olhar para o consumidor e entender o seu comportamento, isso é, através de dados de ferramentas como Google Analytics e Web Search console, identificar quais são as necessidades do consumidor e o que ele está procurando é a chave para o sucesso na internet.

As pessoas não querem mais perde tempo, buscam por coisas que são mais assertivas e que satisfaça as suas necessidades.

O que vai fazer com que o seu site fique bem posicionado, não são as quantidades de links que ele recebe de outros sites, quantidade de palavras-chave que você tem e trabalha e nem a enorme quantidade de páginas que você cria para fazer um enorme volume, mas sim como você atende o seu consumidor e entrega o que ele precisa e busca.

Sacou que não se trata de incríveis dicas? Tudo depende de como você monta a sua estratégia e segue o processo montado em cima de dados reais que os próprios consumidores oferecem!

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joaogobira

Analista SEO a mais de 3 anos, com experiência em elaboração de estratégias focada no crescimento de empresas digitais. Cursou Publicidade e propaganda, mas não terminou. Gosta de empreendedorismo e incentiva a todos a fazer isso na sua vida. Gosto tanto de SEO que faria de graça!

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