Analista SEO: O hoje e o Futuro!

by joaogobira Abril 18, 2016

 

“Então o que você faz?”

“Eu trabalho como analista SEO.”

* olhares em branco *

Estou a muito tempo em agências de Marketing Digital e até hoje minha mãe não consegue falar para ninguém o que eu faço na minha vida profissional. Não que eu não me importe. No entanto sempre achou que eu gostaria que eu fosse um engenheiro, ou mecânico.

Você sabe o que é um analista SEO? Vai contratar ou quer ser contratado para essa vaga e não sabe por onde começar? Relaxa que a gente chega lá!

Se você é um analista de marketing digital ou então mais um que deseja investir em divulgação no Google, já se deparou com o termo “Otmização de sites para mecanismos de busca” ou então, simplesmente SEO!

Mas o que é SEO? Sem essa de ser o primeiro do Google!

links-de-outros-sites

 

Search engine optimization (SEO) é uma ferramenta extremamente importante no cenário do Marketing Digital dos dias atuais e um dos principais elementos para o crescimento das empresas no mercado online.

Pontos básicos do que é SEO:

  • Encontrar oportunidades através da leitura dos dados;
  • Validar hipóteses através de dados já existentes;
  • Encontrar soluções para problemas de não conversão;
  • Estudo do consumidor;
  • Entender as técnicas, como escovar os dentes.

De fato, em uma recente pesquisa Tendências de marketing online, conduzida pela HubShout, quase 67% dos entrevistados de pequenas e médias empresas tem como uma das demandas principais para os seus serviços de mercado online o SEO.

Mas como sabemos que aqui no Brasil não existe uma escola, nem matéria para ensinar SEO, pois até mesmo nas áreas de tecnologia e marketing parece não enxergar o poder dessa ferramenta.

Vamos fala aqui como poderemos aprender mais sobre essa área incrível e tirar o máximo dela para fazer a nossa carreira bem mais evoluída na área de marketing e empreendedorismo.

Aqui você vai aprender a falar para a sua mãe, tia, tiu, vizinho e mais todo mundo que você conhece, que não faz simplesmente SEO. Você empreende na internet e gera empregos a mais pessoas!

Veja agora uma lista de coisas que você vai precisar para ser muito bem sucedido nessa área da internet:

Você é uma pessoa dinâmica?

Atualmente no Brasil a pesquisa no Google detém um pouco mais de 90% dos acessos atrás de pesquisas através dos computadores Desktop e para dispositivo mobile 97%.

Também é muito interessante que você deva levar em consideração que na internet são produzidos em 15 min mais conteúdo que a maior biblioteca do mundo, ou seja, os padrões de comportamento mudam constantemente fazendo com que você encontre meios para atingir um determinado público.

O Google é um grande sistema de pesquisa e como todo grande sistema ele contém as suas atualizações e é nessa parte que devemos ficar atentos, não para ver se mudou alguma coisa extraordinária, mas para que possamos entender onde melhorar o nosso site.

SEO não muda, o conceito será sempre o mesmo, apenas com algumas atualizações. Siga os passos básicos e terá grande sucesso.

Mas quais os passos? São estes aqui:

  • On-page: o que eu direi aqui não é tudo, mas grande parte deste elementos dará grandes resultados.
    – URL canonical para não ter páginas duplicadas
    – Linhagem interna que consiste mais em posts relacionados, produtos relacionados, breacrumb, linkagem das palavras-chave para páginas de conteúdo dentro do próprio domínio, entre outras funções que você pode ver neste post – Linkagem interna para potencializar seu site
  • Conteúdo: Palavras-chave deve ser um dos elementos que você deve ter em sua mente. Marketing de conteúdo e editoração é fundamental para que você consiga obter resultados.
  • Linkbuilding: É o terceiro pilar do SEO, mas para chegar nisso é necessário uma estratégia de conteúdo bem elaborada. Para quem deseja se aprofundar é muito interessante estudar inbound marketing e marketing de conteúdo.

SEO é mensurável?

SEO se trata de fazer com que um site se posicione de maneira orgânica nos mecanismos de busca, o que significa que é mais difícil de medir e consequentemente de manipular e prever resultados exatos.

Métricas e ferramentas são um componente vital da prática SEO do dia-a-dia. No entanto, além do Google Analytics, Não existe uma ferramenta que mude o panorama e nem seja capaz de entregar resultados diferentes.

Algumas ferramentas que podem ajudar a você conseguir tomar um norte, são:

  • Google Analytics
  • Web máster tools ou Search console
  • Semrush
  • aHrefs

Para ajudar a encontrar mais ferramentas e ver quais as que estão disponíveis no mercado, veja este post aqui Ferramenta para um analista SEO.

SEO hoje:

Por experiência própria, posso dizer que a área está crescendo e você deve sempre estar estudando soluções que estão além do SEO. Essa ferramenta é apenas uma ponta de algo muito grande que envolve muitas outras áreas dentro do marketing digital.

SEO Futuro:

Existem tipos de clientes e estar atento ao mercado é parte crucial para se dar bem. O próximo passo desse novo tipo de marketing – Ou se quiser chamar de Google Marketing, não tem problema – é o estudo do comportamento do consumidor.

Faça SEO para levar valor as pessoas, pois o final de tudo é a venda. Para entregar o melhor as pessoas, você deve estar atento aos consumidores e seus interesses, conhecimento técnico dos mecanismos de busca é uma pequena parte mas entender como as pessoas estão consumindo e como elas estão chegando até o momento de compra é uma tarefa muito árdua que pode transcender todo conhecimento técnico.

Uma dica:

  • Estude psicologia do consumidor
  • Saiba das atualizações dos mecanismos de busca
  • Estude Web Analytics
  • Jamais pare de estudar e copie o concorrente que está dando certo
  • Melhore os processos sempre.

É isso ai! Tem alguma dúvida ou dica que você gostaria de ter respondida ou implementada no Blog? Mande aqui em baixo e eu te respondo tudo, até quanto ganha um Analista SEO!

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joaogobira

Analista SEO a mais de 3 anos, com experiência em elaboração de estratégias focada no crescimento de empresas digitais. Cursou Publicidade e propaganda, mas não terminou. Gosta de empreendedorismo e incentiva a todos a fazer isso na sua vida. Gosto tanto de SEO que faria de graça!

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