8 dicas de como fazer meu site aparecer no Google

by joaogobira agosto 20, 2016

Estamos numa Era onde se diz que devemos ter conteúdo de qualidade, mas pensando aqui – Quem entra na internet para escrever conteúdo de má qualidade?

Eu digo uma coisa, se for entrar na internet para falar porcaria, é melhor nem entrar. Agora dizer que tem muita coisa sem necessidade, isso é verdade. No entanto cabe a nós filtrar o conhecimento e extrair aquilo de melhor, sempre montando a nossa estratégia de SEO e observando o que os dados nos dizem!

Falando em montar a nossa estratégia de SEO você pode dar uma olhada nesse post com algumas dicas que me renderam aumentar o trafego de um cliente na agência, veja Planejamento SEO: 3 dicas fáceis para obter resultados.

Confira a lista básica que pode render a você ótimos resultados no Blog, site ou sua loja online. Vamos lá, Let’s Go!

1 Dica – Trabalhe uma palavra-chave foco e demais relacionadas a ela

A densidade de palavra-chave é assunto muito discutido, pois alguns SEO’s dizem que isso já foi batido, porque o Google já tem a capacidade de entender o contexto de um conteúdo fazendo com muita tranquilidade os links coesivos entre os termos.

No entanto focar nas palavras-chave para montar os seus conteúdos é uma estratégia muito inteligente e que leva a fazer um outro método muito interessante que é o trabalho de palavras-chave relacionadas e assim aumentar o posicionamento de termo para uma unica página.

Como assim?

Você pega uma palavra-chave foco, como o termo SEO que possui um total de 18 mil buscas mês. No entanto este termo é muito concorrido, logo ranquear para este fica muito complicado e para que você ganhe força com essa página é possível trabalhar com termos menos concorrido, qual chamamos de palavras relacionadas. Veja essa tabela abaixo:

Palavra-chave Search Volume Secundárias Volume Search
SEO 22.200 Oque é SEO
Consultoria SEO
SEO para Blog
SEO otimização de site
Colocando meu site no Google
Ferramentas de SEO
videos de SEO
SEO para wordpress
4.900

Você pode criar mais tópicos com estas palavras ranqueando com elas e ao mesmo tempo ganhando força para se posicionar com a principal, SEO.

Para ajudar melhor no garimpo de palavras é muito legal usar a ferramenta www.semrush.com.br mesmo sendo paga você consegue usufruir muito da versão gratuita e pode lhe render resultados bem legais para posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

seo-na-pratica-de-marketing-de-conteudo

2 Dica – Veja os conteúdos da primeira Página

Você garimpou as palavras-chave e agora não sabe como estruturar em um conteúdo denso e que pode trazer trafego para o seu site? Relaxa que isso acontece com todo mundo, pois

Nada se Cria, tudo se combina!

Pegue a palavra-chave que você deseja posicionar e digite no Google. Na SERP vão aparecer os 10 melhores resultados e entrando em cada um filtre o que tem de melhor e monte o seu. Não faça cópia, meça o que á de melhor e encontre a resposta mais eficiente para o usuário, pois o Google é isso, responder o que as pessoas pesquisam.

3 Dica – Encontre o Método (Começo – Meio – Fim)

Converter, interagir e engajar é o principio de qualquer conteúdo que fazemos (Pelo menos é o que eu acho que deveria ser…) e para isso temos que ter um métodos para não perdermos o rumo daquilo que queremos comunicar aos usuários.

Você já ouviu falar do método AIDA? Ação, interação, Desejo e Ação? Na faculdade (Na que eu fiz de Publicidade e propagando) estudamos e aprendemos como o “discurso deliberativo de Aristóteles”.

Ação: Chamada que se resume em destacar um problema, novidade, causa ou algo que convide o leitor a entrar na história, como “5 dicas de receitas para perder Barriga” onde o problema é a barriga, assim podemos destacar quais são os problemas para aqueles que estão acima do peso, isso é, além da barriga.

Interação: Desdobramento da história ou onde você começa com as suas listas de Dicas, receitas, discurso de venda ou conto para engajamento do leitor. Tipo, Dica 1 – suco detox toda manhã, dica 2 – coma de três em três horas uma maçã e por ai vai.

Desejo: Podemos dizer que é a parte de “tocar no coração da pessoa” sendo o desfecho para confirmar que tudo o que você disse resolve, como numa lista de “5 dicas de receitas para perder barriga” você confirmasse com uma foto de antes e depois de uma pessoa que era acima do peso e agora não é mais, ou então, um depoimento de que você conseguiu eliminar 25kg em 1 mês. É de encher o olho, não é?

Ação: Última fase é onde você vai vender um ideia/produto. Tipo, vender mesmo. Pode oferecer um e-book de receita ou como montar uma dieta, sendo até mesmo indicando um outro post do seu blog ou página de produto da sua loja.

Saca como é bem simples esse método? Fácil de aplicar e estruturar uma ideia que você tenha para posicionar o seu site ou blog, seja para uma venda ou incutir uma ideia e vender uma estratégia.

4 Dica – Escreva acima de 500 palavras

Não é uma regra e também não existem relatos que isso funciona, pois já vi site com apenas uma página posicionado no Google, mas a questão aqui é outra.

Duvido muito que com apenas 500 palavras você consegue destrinchar uma estratégia, contar um fato, falar de uma novidade, dizer ao mundo que você manja de algo ou simplesmente ensinar a usar alguma coisa? Pode até ser, mas detalhes são sempre bem vindos e ajuda na compreensão de qualquer um, sem falar na autoridade que você cria!

5 Dica – Rotina Editorial

Faço um post hoje sobre Estratégias de SEO e outro no mês que vem sobre o crescimento do mercado de comércio eletrônico brasileiro, onde não existe uma relação entre ambos e nem irei falar de dados que remetam a uma colaboração e complementação de conteúdo.

Monte uma estratégia focada naquele termo (Palavra-chave) que você julga interessante para ranqueamento da sua página/Site.

Eu queria muito posicionar meu site para um termo, então montei uma linha editorial favorecendo o assunto principal, como nestes tópicos abaixo:

Isso é só um exemplo, mas você pode fazer uma coletânea de conteúdos relacionados as palavras-chave que você escolheu e toda semana publicar algo diferente.

6 Dica – Linkagem interna no Corpo do Texto

A Linkagem interna é um elemento muito importante, pois é assim que você diz ao mecanismo de pesquisa (Google, Bing, Yahoo e outros) quais são os termos e páginas mais importantes do seu site.

Existem duas maneiras para fazer uma linkagem interna de um site ou loja online, veja nos pontos abaixo:

  • Estrutura semântica: São os links localizados geralmente no rodapé, sidebar, menu de categorias e banners. Essa é uma das maneiras mais simples de implementar a linkagem interna.
  • Linkagem no corpo do conteúdo: São os links que você pode colocar no corpo do texto, sendo este um elemento de grande relevância, pois você pode usar termos mais específicos se referindo a outra página do seu site.

7 Dica – Compartilhamento em redes Sociais

Alguns SEO’s dizem que os fatores de redes sociais não são tão relevantes, mas em testes para ranqueamento de alguns termos mais competitivos identifiquei que estes elemento fizeram a diferença no momento de posicionamento de um artigo.

  • Um plugin que pode te ajudar com o compartilhamento em redes sociais é o Sumome:

plugin-para-compartilhamento-em-redes-sociais

Você pode compartilhar os seus artigos em suas redes Sociais e pedir para seus amigos compartilhar, fazer posts em grupos de Facebook, usar o Pinterest e usar emails dos seus amigos para levar a sua mensagem adiante mesmo que eles não sejam o seu publico, mas eles saberem que você faz tal coisa vai ajudar futuramente, pois sempre estamos buscando algo.

8 Dica – Como fazer LinkBuilding

Olha, conversando com algumas pessoas da área de marketing de conteúdo e SEO parece que fazer linkbuilding é coisa de fora da lei.

A galera acha que isso é errado  e vai trazer problemas, ser penalizado e muitas outras coisas, mas na verdade não é bem assim.

No evento que eu Fui do E-commerce Brasil tinha um gringo lá, nada mais e nada menos que Neil Patel. Mas se você não faz a minima ideia de quem é da uma olhada na página dele – http://neilpatel.com/br/blog/.

O cara fez vários comentários de marketing digital, sendo que um deles foi de que ficou impressionado de como usávamos muito pouco as estratégias de Linkbuilding.

As estratégias de linkbuilding não são coisas de outro mundo, mas tem SEO’s que ainda pensa que fazer isso é errado. Conseguir backlink para seu site não tem nada demais, aliás, se você não incentivar que isso ocorra, como os resultados vão aparecer?

Além de dizer da importância das estratégias de linkbuilding, comentou que sua amiga havia feito mais de 100mil dólares em vendas com apenas 7 baclinks para uma loja de meia de pé. #FodaDoSEO!

networking

Para te ajudar nisso tenho este post  5 Dicas para Linkbuilding de resultados onde estou destrinchando com mais detalhes como podemos montar uma estratégia legal de linkbuilding para posicionamento nos mecanismos de pesquisa, mas vamos ver algumas coisas mais fáceis que pode lhe ajudar:

  • Guest Post: Você pode entrar nos blogs do seu nicho de assunto e trocar posts, isso é, você pode oferecer um conteúdo e em troca links para o seu site ou loja. Isso é bom para ambos os lados, você pode ajudar o blog ou site da pessoa ter mais conteúdos de qualidade e ainda por cima conseguir um link para o seu site.
  • Área de comentários: Geralmente na área de comentários você pode adicionar o link do seu site, mas sempre se atente em fazer algo que seja útil, faça comentários que realmente faça sentido e tenha valor adicionamento sempre o link de uma página especifica de assuntos relacionados ao que você comentou.
  • WEB 2.0: Sabe o bloguer, wordpress, tumblr? Esses gratuitos podem te ajudar a alavancar resultados bem interessantes para termos específicos do seu site, sendo que você pode usa-los para trabalhar com palavras-chaves de buscas menos concorridas (Caso você não saiba como são apalavras-chave menos concorridas, da uma olhada nesse post que pode te ajudar, Palavras-chave: Comece pelas mais fáceis) e assim ganhando mais relevância com sua página.Para a sua página comece a fazer sentido é necessário:
    – Ter mais de 15 posts em cada web 2.0;
    – Cada post deve ter em média 400 palavras e uso de palavras-chave focada no conteúdo que você deseja posicionar;
    – Use em média 3 a 4 imagens otimizadas aos mecanismos de pesquisa
    – Faça linkagem na palavra-chave que você pretende posicionar
  • Diretório de Artigo: Web artigos, murall, administradores.com e muitos outros tem a possibilidade de você contribuir com artigos e fazer linkagem para o seu site. Muito fácil de fazer isso e você não gasta quase nada.
  • Assessoria de imprensa: Esse aqui é um método muito eficiente, porém o mais caro e também (Na minha opinião) o mais trabalhoso, pois entrar em contato com diversos jornalistas, blogueiros, redatores e comunicadores em geral pode demandar muito tempo, mas sem dúvida alguma trará ótimos resultados.Para você entender melhor sobre linkbuilding e ferramentas que podem te ajudar, confira Ferramentas de assessoria de imprensa para potencializar SEO.

Conclusão de como fazer meu site aparecer no Google:

Não existe uma receita, fato e obvio. No entanto existe um caminho que você pode trilhar para não perder tempo e dinheiro, mas a Dica extra que eu digo – Faça testes de SEO – O abismo que nos separa dos Grimgos no quesito de desenvolvimento, são os testes.

Existem inúmeras estratégias que podemos fazer para Melhorar a otimização de sites e lojas online que ultrapassa só ficar criando textos com uma porrada de palavras entuchadas no meio.

Quais os testes que você anda fazendo? O que você acha que pode melhorar nos processos de SEO que existe hoje? Diga ai, deixe seu comentário e vamos compartilhar mais conhecimento.

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joaogobira

Analista SEO a mais de 3 anos, com experiência em elaboração de estratégias focada no crescimento de empresas digitais. Cursou Publicidade e propaganda, mas não terminou. Gosta de empreendedorismo e incentiva a todos a fazer isso na sua vida. Gosto tanto de SEO que faria de graça!

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