5 estratégias de SEO para aplicar em seu site

by joaogobira novembro 10, 2015

Já estou algum tempo atuando na área de marketing digital, ou mais especificamente como analista SEO, pude perceber que não existe uma formula pronta para fazer com que o site fique bem ranqueado no Google ou qualquer outro mecanismo de pesquisa.

O que eu posso afirmar é que a soma de determinados fatores que bem aplicado podem contribuir para o sucesso de cada negócio.

Definindo metas

Para obter sucesso no ranqueamento do Google é necessário que você defina o que quer, isso é, qual o seu objetivo? Em diferentes mercados algumas metas são importantes para traçar o plano estratégico e fazer objetivos serem alcançados.

Não busque qualquer coisa, busque resultados!

lifebeginsaftercoffee

 

Veja abaixo alguns exemplos de metas que você pode tomar como norte para começar a montar as suas estratégias de SEO:

  • Portais de notícias, entre outros: Estes dependem de trafego, pois é assim que eles ganham dinheiro, quanto mais pessoas visitarem seus sites mais publicidades eles conseguem vender
  • Prestadores de Serviços: Para este o que vale a pena são as conversões, apenas estas métricas são relevantes. Um formulário de contato, uma ligação através do site ou um e-mail vale mais que um milhão de visitas.
  • E-commerce: Se você tem um e-commerce o que vale a pena é a venda de algum produto. O trabalho com as palavras-chaves são muito mais focada nos termos que sejam mais especifico aos produtos, a chamada “Long tail”, aparentemente com menos número de buscas, porém com maior chance de conversão.
  • Posicionamento: Quando o objetivo é Branding (posicionamento de marca, autoridade no assunto), onde você quer se tornar referência de algum determinado produto ou serviço, como por exemplo você é Podologo e quer se tornar referência para podologia Esportiva essa meta é ponto a ser traçado, então toma conta da SERP, aquela primeira página de pesquisa do Google.

Como elaborar estratégias de SEO

Como analista de SEO penso que tudo começa a partir da análise de concorrente. Costumo fazer a SWOT (Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) para identificar diversos aspectos da nossa empresa e melhorar para se distanciar dos concorrentes.

Observar fatores internos e externos, pois assim teremos um panorama geral da nossa posição e a dos concorrentes vendo o que eles estão fazendo e o que podemos melhorar.

Analise de Back links (ferramenta Hrefs) para ver quantidade de links que os sites concorrentes estão recebendo e qual a qualidade, pois assim iremos conseguir identificar o potencial deste concorrente e qual as nossas chances de brigar pelo topo, ou as primeiras posições.

Páginas indexadas do concorrente e a nossa ara ter noção dos conteúdos que podemos produzir, número de categorias que ele possui e como ele detalha cada produto em seu site.

Também vejo qual é a autoridade da página com a ferramenta da MOZ (site explorer), pois assim fica mais fácil de entender como ele trabalha o conteúdo do site e qual a relevância dele.

Outro elemento importante é o trabalho social, como está sendo o engajamento do concorrente nas redes sociais? Ele trabalha com twitter, facebook, instragram ou Linkedin? Como ele distribui o conteúdo que produz? Ele possui blog?

Estes fatores são fundamentais para fazer com que o seu negócio fique a frente e gere mais engajamento do público que visita seu site.

Todas as ferramentas que você precisa para elaborar as análises, pode ser encontrada no post Ferramentas para um analista SEO e saber como obter resultado mais eficientes.

O conhecimento das estratégias de SEO faz com que possamos identificar novas oportunidades em nosso negócio, por isso ter o domínio dessas técnicas e percepção de marketing é fator fundamental para empresas que pretendem entrar ou ter uma atuação mais ativa no mercado digital.

Estratégias de SEO

Entenda o Ambiente Macro do seu negócio

Abaixo segue 5 estratégias de SEO que aplicadas corretamente fará com que a sua empresa lucre muito no mercado on-line. Veja quais são:

On-Page: Um elemento básico, mas muitas empresas e pessoas (os profissionais) não estão dando muita atenção. Sabe aquela história do site responsivo que se adequá a qualquer dispositivo? O Google está levando em conta os sites que podem ser acessível em qualquer tipo de dispositivo.

Tempo de carregamento é algo fundamental para a melhor experiência do usuário, por isso você deve fazer com que o seu site seja mais rápido para o acesso do usuário. Com a ferramenta Pagespeed Insights e Webpagetest.org você consegue corrigir estes problemas.

Para quem tem WordPress use o plug-in W3 Total cache para resolver mais problemas relacionados a tempo de carregamento.

As Heading Tags: Sabe aquele negócio de achar o livro pelo título? Pois bem, aqui existe o fator do H1 ser o Título do livro e este deve estar presente apenas uma única vez em cada página do seu site. O H2 são os subtítulos este pode conter mais vezes, H3 também pode conter mais vezes e essas tags vão até o número 6. Mas até o h3 o uso está de ótimo tamanho.

Títulos e descrições: Nos títulos é interessante que você trabalhe com as palavras-chaves para indicar ao Google quais os principais assuntos, produtos e serviços do seu negócio. Um título deve conter 63 caracteres e as palavras-chave deve estar no começo.

As descrições não é fator de ranqueamento, porém tem um peso fundamental para fazer uma pré venda do seu site e atrair os leitores.

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Palavra-chave: Eu comecei falando do On-page pelo fato dele já começar com a construção do site, mas para que o seu planejamento da estratégia de SEO seja eficiente, você deve definir quais as palavras que serão o foco para o seu sucesso. Tudo o que você precisa é do Keywordplanner, uma ferramenta gratuita do Google.

Conteúdo: Um dos elementos fundamentais para as estratégias de SEO, pois é assim que levamos todas as informações dos nossos produtos e serviços aos usuários e consequentemente ao Google.

Formas de conteúdos que podemos produzir são diversas, seja por texto, descrições detalhadas dos produtos, imagens, infográficos, tutoriais, pocasts ou um dos mais legais, por vídeo!

Para a produção de um bom conteúdo você deve definir qual a persona que você deseja atingir, isso é, veja quais são seus interesses, duvidas, problemas e ofereça soluções contundentes que atenda estas necessidades.

Uma maneira de produzir um conteúdo legal com uma ideia interessante é, analisar os 10 ou 20 primeiros sites que aparecem nas paginas de pesquisa do Google e formar a sua ideia tentando sempre buscar a melhor qualidade para bater os concorrentes.

Linkagem interna: Um dos elementos mais complicados, bom, na minha opinião é. Porque você deve estar sempre analisando o Google analitycs para ver qual o produto ou serviço que está sendo mais buscado e assim tentar garantir mais relevância para esta página através da linkagem interna do seu site (links no rodapé, no corpo do texto ou links em widgets).

Para você entender um pouco melhor o esquema de linkagem interna, sugiro que veja esse post que eu fiz especificamente para este assunto: Linkagem interna – Potencializando o posicionamento das páginas. É muito importante que você leia, principalmente se você tem um E-commerce!

Vou explicar em poucas palavras: Na linkagem interna, conseguimos mostrar ao Google qual é a página e palavra-chave mais importante do nosso site que ele deve mostrar nos resultados de pesquisa. Essa técnica é muito poderosa, pois precisamos apenas da nossa determinação para fazer o site ranquear nos melhores lugares do Google.

Breadcrumb: muito eficiente para criar a likagem interna. Podemos também chamar de caminhos de migalhas, pois em cada página fica um link apontando para a página anterior e assim construindo uma distribuição de links internos com uma perfeita harmonia gerando relevância em cada página. Para quem utiliza WordPress, aconselho o plug-in By Yoast SEO.

Linkagem no corpo do texto: quando você escreve um artigo você pode incluir um link apontando para uma página especifica e assim gerar mais valor para aquela palavra que você deseja ranquear.

Produtos ou artigo relacionados: Uma técnica muito boa que você pode incluir na sua loja on-line ou até mesmo no seu site que oferece serviços.

Link Building: Chegamos na parte mais difícil, porém uma da mais emocionantes. Depende do bom trabalho que for feito na fase de conteúdo. A construção de links externos depende dos conteúdos que elaboramos e qualidade do trabalho em redes sociais que fazemos.

Para saber mais de linkbuilding veja esse post, 15 Dicas de Linkbuilding para sua estratégia de SEO vai te ajudar muito e vai bem além do bom conteúdo que podemos fazer.

Existem maneiras de conquistar links externos – Backlinks:

Linkbuilding de sucesso

Ativos Linkaveis: Infográficos, vídeos, tutoriais, e-books e imagens são os elementos mais comuns para conquistar links externos, pois se trata de elementos mais fácil de compartilhar e alguém acaba republicando por que achou interessante e instrutivo.

Compartilhar seu conteúdo: Escrever para outros portais, fazer um infográfico ou ser referência para um determinado assunto, ajuda com que alguém indique o se site.

Cadastro em sites: Este aqui eu amo fazer, porque depende de mim. Eu posso cadastrar meu site em listas e ganhar links Na Web 2.0 posso produzir uma série de assuntos, algo em torno de 300 palavras com alguma imagens e gerar relevância para o meu site. Segue uma lista testada e comprovada por mim:

www.wordpress.com
www.empreendemia.com.br
www.aboutus.org
www.blogspot.com.br
www.tumblr.com
www.webly.com
www.paper.li
Quanto tempo o resultado aparece?

A estratégia de SEO é uma atitude pensada a longo prazo, pois os resultados são provenientes de diversos fatores dependentes do nicho de mercado da sua empresa ou blog/site pessoal.

Mercado de eletrônicos tem uma concorrência enorme, logo brigar nessa área ira demorar um pouco mais, podendo dar resultados de 6 meses a 1 ano. No outro lado da moeda, nichos mais específicos, como empresas de piscinas os resultados pode levar apenas 1 mês, por isso trabalhe as palavras chave certas para o seu objetivo.

tempo para estratégias de SEO funcionar

Para o curto prazo use Links Patrocinados

Também é uma estratégia eficiente que gera bons resultados, mas deve ser elaborada com muito cuidado e planejamento. Na minha opinião deve estar atrelada as estrategias de landingpage ou traduzindo ao pé da letra “página de aterrizagem” tendo foco em um serviço especifico para que tenha conversão efetiva dos investimentos de links patrocinados.

A Landingpage é um página que criamos com o objetivo único de conversão, assim o usuário que vai a essa página tem em mãos aquilo que exatamente ele procura fazendo com que esse usuário seja um lead de conversão perfeita.

Aqui estão alguns elementos fundamentais que você pode empregar em seu negócio e ter sucesso em seu negócio. O que achou deste post? Comente as suas estratégias ou deixe a sua dúvida!

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joaogobira

Analista SEO a mais de 3 anos, com experiência em elaboração de estratégias focada no crescimento de empresas digitais. Cursou Publicidade e propaganda, mas não terminou. Gosta de empreendedorismo e incentiva a todos a fazer isso na sua vida. Gosto tanto de SEO que faria de graça!

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