15 Dicas de Linkbuilding para sua estratégia de SEO

by joaogobira setembro 25, 2016

Quase tudo o que eu falo aqui eu já apliquei e aplico em muitos clientes. Não tem como eu fazer tudo isso, pois a maioria dessas técnicas são trabalhosas demais e consomem muito tempo. Agora se você tem um negócio e trabalha nele noite e dia e apenas para ele, vale muito apena investir um tempo!

O que você pode ler também que vai te ajudar na vida do marketing digital:

1) Peças o links para outros sites

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Esta é uma boa maneira de começar, especialmente se você é um novato neste trabalho. Considere seus amigos, colegas, parentes e parceiros e clientes que possuem um site ou blog.

Tudo que você tem que fazer é pedir um link para o seu site. Mas peça que seja um link dentro do conteúdo desse site parceiro que seja na extensão de uma frase ou numa palavras especifica.

Mas você tem que ter cuidado e certifique-se de que os backlinks só vem a partir desses sites que são relevantes para o seu nicho, caso contrário não vai ter uma quantidade excessiva de impacto e vai mesmo ser prejudicial. Exemplo é se o seu site é de marketing peça links para quem fala de marketing.

2) Networking: Sua rede de relacionamentos

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Para o bem do linkbuilding, você tem que construir boas relações. Você deve começar com as comunidades relacionadas com o nicho: fóruns, grupos sociais e blogs.

Faça o primeiro passo e começar a contribuir com comentários e mensagens relevantes, proporcionando valor contextual para cada discussão.

Você deve participar ativamente nestas comunidades on-line focando no seu nicho, você não vai simplesmente ganhar alguns bons backlinks, no entanto, você sempre terá acesso às últimas notícias do mercado e ser capaz de conectar-se com algumas pessoas interessantes que compartilham suas paixões e desejos semelhantes nos negócios.

3) Faça depoimentos

Sabe aquela área de comentários nos portais e Blogs? Várias empresas oferecem-lhe a oportunidade de dizer algumas palavras a respeito de sua experiência no uso de seus produtos (O conteúdo, vídeos, e-books e outros podem ser produtos também).

Essa é uma maneira perfeita para quem possui E-commerces, portais e blogs conquistar a confiança do cliente. Na outra ponta, é uma grande oportunidade para obter um backlink e potencial de tráfego a partir desse site.

Para isso você deve se atentar ao fato de que o comentários deve ser construtivo e acima de tudo, fazer sentido para aquele assunto e artigo.

4) Ter um Blog é mais do que escrever

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Não faça um blog com um post e um backlink ao seu site. Se você fizer isso, você não apenas perdeu seu tempo, mas provavelmente também simplesmente criou uma outra ligação arriscada para si mesmo.

Se você quiser ter o seu próprio blog, você tem que mantê-lo vivo. Escrever posts com uma linha editorial de publicação recorrente, uma por semana ou por dia (Por dia é o ideal). Evite fazer isso por mês, ok?

Concentre-se no seu mercado e nas necessidades do seu cliente, pois essa é a razão do seu blog. Verifique se o seu conteúdo é relevante, útil e bem estruturado.

O seu blog bem feito pode ter um efeito realmente incrível e que vai lhe render grandes vendas ou simplesmente contatos interessantes fazendo de você uma autoridade no assunto, saca?

5) listar o seu site em diretórios confiáveis

Um diretório que não só lhe dá a oportunidade de postar um link para seu site, mas fornece informações úteis para os seus clientes potenciais é um diretório que você deve estar listado.

O novo PageRank procura por relevância, portanto, diretórios de nicho e diretórios vinculados a sites informativos para um determinado mercado é uma boa escolha.

Tendo o seu negócio listado com essas listas torna mais fácil para obter indexado com os motores de busca principais e ajuda as pessoas a encontrá-lo online.

Um exemplo de diretórios que você pode se cadastrar é o novobr, eu confio e nunca tive problemas com ele e nem com os links que vem dele.

Outros que são bem interessantes:

  • empreendemia
  • Webartigos
  • abcartigos

6) Faça post para outros portais e blogs

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Conteúdo é um negócio bem difícil de ficar escrevendo e postando todos os dias e por isso temos diversos portais, blogs até lojas online que pedem para você fazer posts para eles. Pensando por um lado pode parecer gratuito, mas se você contribuir com a comunidade fará de você um expert no seu negócio.

  • O site ou blog é relevante para o seu tema;
  • Evite fazer artigos “Narcisianos”(nem sei se existe essa palavra) dizendo o quão você é lindo ou a sua empresa é grande;
  • Foco na qualidade e relevância do assunto (bem escrito, interessante e profissional)

O linkbuilding é um dos fatores mais relevantes para o crescimento do site e este link deve estar dentro de um contexto que realmente tenha valor, isso é, conteúdo de qualidade em sites e blogs com qualidade relevante as palavras-chave que você pretende se posicionar.

Fazendo isso o Google irá mantê-lo nos resultados da pesquisa e seu negócio vai crescer os usuários estarão satisfeitos. É tudo sobre a relevância, qualidade e facilidade se concentra que você responde.

7) Ter link do seu concorrente também ajuda muito

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O concorrente não precisa ser seu inimigo, isso é, troque post’s, infográficos, e-books e mais coisas que você pode produzir junto com ele.

Sabe a resultados digitais? Eles vivem produzindo conteúdo para o mercado de marketing digital com outros parceiros do mesmo mercado que eles atuam.

8) Produtos e marcas a seu favor

Essa dica vai em especial para aqueles que trabalham com e-commerce, pois se trata mais para aqueles que tem uma vitrine e expõe seus produtos para venda, sendo estes produtos de marcas e fabricantes diferentes, além de terem como apoio blogueiros dispostos a fazer parte do projeto, veja pontos chaves que podem ser trabalhados:

  • Pedir link para uma marca: Se você tem diversos produtos de uma marca é ideal que você use isso para barganhar um link e isso se da em você fazer um conteúdo para o produto dela e ela retribuir com um link de um dos seus canais de comunicação, como blog, face, site, entre outros. Não tenha medo, peça o link!
  • Use os influenciadores do seu nicho: Algo que todos nós temos e esquecemos de usar nos outros. Você tem EGO? Se você tem, as outras pessoas também tem. Fazer uma entrevista ou pedir um release sobre seu negócio para essa pessoa em troca de um link pode ser muito valido e ajudar ambos, de um lado a fortalecer a autoridade dessa pessoa e de outro receber um link especifico que conta muito.
  • Blogueiros e blog de marcas: Os blogueiros gostão de ser homenagiados e as marcas estão dispostas em vender mais e toda promoção que você fizer que envolve eles vai ajudar na conquista de backlinks.

9) Confira os links que seu concorrente recebe

Para achar seus concorrente use a ferramenta Semrush e para achar os links que eles estão recebendo você usa a ferramenta aHrefs – Todas essas ferramentas são pagas, mas para fazer isso que eu to falando a versão FREE está de ótimo tamanho.

10) Encontre o mais relevante Oportunidades de Link Building

oportunidades-de-backlinkExistem várias oportunidades para linkbuilding na Internet. Há muitos blogs, sites e fóruns onde você pode colocar o um link para o seu site, mas geralmente não é muito fácil encontrá-los e nem quem aceite com facilidade.

Se você quer encontrar um blog de nicho semelhante ao seu ou um site onde você pode colocar um artigo convidado, ou fórum que trata de assuntos como o seu – Se você fala de musculação, existe o fórum do hipertrofia.org. Este é um forte domínio para se receber um link – entende o que é conseguir links através de fóruns?

A pesquisa é um dos pontos mais fortes para quem pretende fazer linkbuilding de qualidade e você deve se atentar a isso buscando sempre achar sites, blogs, portais e mais canais referentes para troca de links ou um guest postting.

11) As listas: Uma maneira de produzir conteúdos compartilháveis

É psicológico; nossos cérebros adoram listas. Se você produzir alguma lista legal, há uma enorme probabilidade de que as pessoas cliquem no seu conteúdo e depois compartilhem em sua rede. Exemplo, quais desses dois pontos você iria clicar:

– Chá verde ajuda emagrecer e melhora a saúde

– 7 razões inacreditáveis para beber o chá verde e perder a barriga

Então, quais destes links você iria clicar?

12) Relatórios de pesquisa e estudos de caso

A sua opinião pessoal vai ser a atenção agarrando e valioso, especialmente se você já esteve em um campo muito específico por um longo tempo. Mas, se você deseja se tornar uma autoridade e ganhar tantos backlinks, você precisa mostrar fatos e estatísticas. É por isso que os conteúdos partilháveis mais importantes são:

– Artigos de pesquisa

– Estudos de caso

– Rever

– comparações

Tente ser o primeiro a escrever um determinado tópico. Conteúdo recente é fundamental em qualquer setor especialmente se o seu nicho muda rapidamente. Em sua pesquisa, adicione todos os materiais, os resultados do teste, gráficos relevantes e sempre ligar as suas fontes.

Um exemplo que eu tenho é o post Crise? Soluções para um E-commerce B2B foi logo no começo da crise de 2014, então peguei alguns dados para mostrar ao comércio físico poderia investir no mercado online e ter grande sucesso. Foi um dos meus primeiros post’s do blog e vale a pena dar uma lida.

13) As nossas Newsletter – Criando a base de e-mail

Normalmente, as empresas não entendem a importância das news letter. Se for usado de forma adequada, as vantagens podem ser grandes. Enviar um e-mail para pessoas da sua base pode aumentar a atenção e a consciência de seus leitores ou clientes.

Com qualidade e conteúdo fascinante, você aumenta as oportunidades de compartilhá-lo, aumentando assim o tráfego e a quantidade de backlinks para o seu site, acredite isso funciona muito.

Tente incluir alguns chamam eficaz para botão de ação no seu boletim informativo, por exemplo proporcionar-lhes para se inscrever para alguns webinar, baixar algum papel mais branco ou eBook.

15) Material extra

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Não importa o quanto seja interessante seu conteúdo, você sempre vai torná-lo mais valioso adicionando algum material extraordinário como:

– eBooks

– White papers

– Manuais

– Guias

Com estes materiais que você pode fazer e distribuir gratuitamente é possível criar uma autoridade e ser um profissional reconhecido deste mercado. Vale muito a pena, embora gratuito o final dessa estratégia é sempre ganhar de outra forma.

Conclusão

Estratégias de linkbuilding não são erradas e muito menos “puníveis” pelos mecanismos de pesquisa, mas muito pelo contrario. Ela é de fundamental importância para aumentar a qualidade da internet, por isso temos o Google atualizando constantemente seus algorítimos de pesquisas para qualificar da melhor maneira as ligações entre os sites, ou seja, sites ruins vão cair e os bons vão prosperar. Amém irmãos?

Evite a compre de links nos sites dos amiguinhos, ok? Os backlinks que você compra só pode prejudicar o seu website. Mais do que isso, investir em sistema de software que irá ajudá-lo a obter backlinks de sites duvidosos é perda de tempo.

O ideal é investir em pessoas para criar grande conteúdos de qualidade. E mais importante de tudo, foco nos usuários proporcionando às pessoas valor real. Construir as ligações que são relevantes, enriquecendo tanto a web e seus internautas pelo Brasil barunil, saca?

Curtiu o Post feito com carinho? Deixe a sua sugestão ou dúvida de como aplicar as técnicas, terei a honra de ajudar a aplica-las!

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joaogobira

Analista SEO a mais de 3 anos, com experiência em elaboração de estratégias focada no crescimento de empresas digitais. Cursou Publicidade e propaganda, mas não terminou. Gosta de empreendedorismo e incentiva a todos a fazer isso na sua vida. Gosto tanto de SEO que faria de graça!

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